Alagoas

Casal e concessionárias deflagram operação para detectar ligações irregulares

Profissionais da área operacional vão vistoriar adutoras em diversas regiões do Estado

Por Agência Alagoas 03/11/2023 15h03
Casal e concessionárias deflagram operação para detectar ligações irregulares
Casal e concessionárias deflagram operação para detectar ligações irregulares - Foto: Assessoria

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) participa, a partir desta segunda-feira (6), de uma megaoperação de combate a ligações de água irregulares em diversas regiões, que incluem capital e interior, numa parceria com as concessionárias de saneamento BRK, Águas do Sertão e Verde Alagoas, sob o comando da Secretaria de Estado de Governo (Segov).

A ação visa detectar irregularidades como hidrômetros invertidos, furados, grampeados, quebrados, com lacre violado e, principalmente, ligações clandestinas e “by pass” (o famoso “gato”). Os trabalhos serão realizados por profissionais das áreas operacionais das quatro empresas, que farão vistorias em adutoras e tubulações de sistemas de abastecimento em zonas rural e urbana.

A iniciativa, que faz parte do programa Mais Água Alagoas, tem como principal objetivo assegurar segurança hídrica do sistema de distribuição de água, promovendo um serviço eficiente e equitativo para toda a população alagoana. A operação contará com apoio do Ministério Público Estadual e das polícias Civil e Militar.


A Casal orienta que quem quiser denunciar alguma irregularidade no consumo de água pode ligar para o número 0800 082 0195, que atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 20h, e nos finais de semana, das 7h às 19h. A ligação é gratuita, pode ser feita de celular, e o denunciante não precisa se identificar.