Turismo

Setur capacita profissionais das festas de réveillon em Alagoas

Eventos em Marechal Deodoro e São Miguel dos Milagres contarão este ano com profissionais qualificados pelo Governo de Alagoas

Por Agência Alagoas 14/11/2023 10h10
Setur capacita profissionais das festas de réveillon em Alagoas
Setur capacita profissionais das festas de réveillon em Alagoas - Foto: Assessoria

Com intuito de capacitar e qualificar os profissionais que irão atuar nas festas de ano novo em Alagoas, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) disponibilizou cursos gratuitos às equipes dos eventos Réveillon NemVem e Réveillon dos Milagres. A ação é da Escola do Turismo e o primeiro curso, de elaboração de drinks e coquetéis, foi ministrado para cerca de 25 alunos no Hotel Ponta Verde, no último sábado (11).

A iniciativa é uma parceria entre o Governo de Alagoas e a organização dos eventos, que formam turmas exclusivas, voltadas para os serviços que são ofertados durante os eventos de final de ano. As aulas são ministradas por professores especialistas do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas. A equipe do evento que acontecerá na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, terá ainda um curso de excelência no atendimento ao turista, que ocorrerá no próximo dia 25.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a Setur está empenhada em proporcionar a melhor experiência ao público das festividades de ano novo no estado. “Os cursos do Programa Escola do Turismo vem para agregar e fortalecer o setor turístico, com profissionais aptos para atender o público que chega a Alagoas para aproveitar as festas de final de ano. Através dos cursos ofertados, os profissionais podem se aperfeiçoar na sua função e, assim, entregar um serviço de excelência aos nossos turistas. O setor público aliado ao setor privado fomenta o turismo como uma importante ferramenta de transformação social, gerando emprego e renda para a população alagoana”, concluiu a secretária.

No decorrer do curso, que foi dividido em momentos com aula teórica e prática, os profissionais puderam desenvolver suas habilidades e aprenderam técnicas importantes, bem como os utensílios corretos para o desenvolvimento da função. Todos os alunos capacitados recebem o certificado de qualificação ao final dos cursos.

Outro evento a receber a capacitação para seus profissionais é o Réveillon dos Milagres. A equipe terá o primeiro curso na próxima sexta-feira (17) sobre elaboração de drinks e coquetéis, e seguirá com o curso de aperfeiçoamento para garçons no sábado (18). Para estas turmas, as aulas acontecerão no município de Passo de Camaragibe.

Banco de Talentos

Buscando estreitar os laços entre as empresas do setor turístico e os formandos dos cursos do Programa Escola do Turismo, a Setur desenvolveu o Banco de Talentos: um banco de dados composto pelo cadastro de todos os concluintes dos cursos gratuitos ofertados pela Setur para serem indicados aos empreendimentos do estado.

As empresas que desejam contratar estes profissionais qualificados pelo Programa Escola do Turismo podem entrar em contato com a Setur enviando um e-mail para [email protected], informando o nome da empresa, telefone e e-mail para contato, município em que a empresa está localizada, quais profissionais estão sendo buscados e o número de vagas disponíveis em cada área.

A partir da solicitação, a Setur buscará os candidatos que atendem os requisitos, entrando em contato com o candidato para identificar se há interesse na vaga, e assim encaminhar o seu currículo para que a empresa possa dar prosseguimento às etapas de contratação. Para atender ainda à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), as informações pessoais dos concluintes dos cursos só são compartilhadas com as empresas caso o profissional expresse interesse na vaga e autorize o envio dos seus dados para o andamento dos trâmites dos processos seletivos, que seguem as normas e critérios de cada empreendimento.