Comunidade

Caravana Social beneficia moradores da zona rural de Maragogi

Ação ocorreu no assentamento Samba

Por Assessoria 29/11/2023 14h02 - Atualizado em 29/11/2023 15h03
Caravana Social beneficia moradores da zona rural de Maragogi
Caravana Social beneficiou centenas de moradores - Foto: Allex Nazário / Assessoria

Centenas de famílias que vivem na zona rural do município de Maragogi foram beneficiadas com a Caravana Social. A quarta edição do projeto neste ano ocorreu nesta quarta-feira (29), no assentamento Samba e trouxe vários benefícios para as comunidades.

A Caravana Social desta quarta foi realizada na Escola Municipal do Samba e beneficiou também moradores dos assentamentos São Pedro, Espírito Santo, Aquidabã, da comunidade do Carão e localidades vizinhas. A primeira edição ocorreu em São Bento, seguido por Barra Grande e Peroba. O projeto feito pela Secretaria de Assistência Social tem atendido em média 400 famílias por edição.

O atendimento é um dos diferenciais da Caravana Social. Foto: Allex Nazário


O secretário de Assistência Social, Major Paulo Nunes, ressaltou a importância de a caravana ser feita na zona rural. “Quero dizer da felicidade de a gente agregar várias famílias que estavam precisando e o campo é diferenciado porque se há necessidade na área urbana, na área rural a necessidade triplica: pela distância, pela falta de informação, pela falta de condição, o acesso...Tem saúde, tem educação, mas a assistência agora está chegando com força com a qualidade técnica, com todos os serviços para atender a população que a gente sabe que tem muita necessidade e a gente vai fazer o que a gente puder e o que a lei permitir para atender essa população”, destacou.

Secretário Paulo Nunes discursou na oportunidade. Foto: Allex Nazário


Paulo Nunes frisou ainda que o atendimento é especial. “É uma determinação do prefeito Fernando Sérgio Lira de que a gente atenda essa população da melhor forma possível, levando toda essa política de assistência, que a gente sabe que não é pouca, vai desde a criança na primeira infância até o idoso. São direitos adquiridos por eles, não é favor nenhum, a gente está levando esse direito que eles conquistaram na luta e não cobrando nada e estamos fazendo isso com a maior felicidade. Quando a gente atende uma família que ela fica feliz, a gente também fica feliz”, ressaltou.

A primeira infância também é beneficiada com a Caravana Social. Foto: Allex Nazário


Major Paulo Nunes informou ainda que a próxima edição da Caravana Social será realizada no dia 7 de dezembro desse ano, no assentamento Costa Dourada. Depois, as ações serão levadas para beneficiar os moradores de Massangano e regiões vizinhas. O secretário também agradeceu as importantes parcerias das secretarias de Educação, Saúde e Trabalho.

População beneficiada

Moradora da zona rural, Graciene Barbosa, não perdeu tempo e foi usufruir dos serviços. “Cheguei para fazer a segunda via do registro. O atendimento foi muito bom. Fui bem orientada aqui e vou também tirar o RG. Fiz o cadastro do Cria e fiz outros serviços aqui disponíveis. Uma ação muito conveniente, muito boa mesmo porque minha mãe, por exemplo, não pode sair muito e esses serviços vindo aqui foi bom demais”, comentou.

As pessoas da melhor idade também são beneficiadas. Foto: Allex Nazário


O idoso Adavilno Gomes da Silva ‘Carlão’ também foi participar da caravana. “Cheguei para fazer a carteira do idoso para ter acesso aos benefícios que o governo proporciona, que as vezes eu preciso viajar e isso vai facilitar quando eu precisar”, disse.

A Caravana Social

A Caravana Social oferta serviços como: Bolsa Família, CadÚnico, Certidão de Nascimento, Cadastro social nas tarifas de água e luz, benefícios eventuais, carteira do idoso, Coordenadoria do Idoso, Meninas Protagonistas, Criança Feliz, CRIA, cadastro do RG, CREAS, CRAS e outros.

Povo é beneficiada com os diversos serviços da Assistência Social. Foto: Allex Nazário