Agenda Cultural

Bloquinho do Bandeira Azul arrasta foliões com ação educativa

Ação ocorreu na Praia do Patacho

Por 7Segundos, com Assessoria 15/02/2024 08h08 - Atualizado em 15/02/2024 10h10
Bloquinho do Bandeira Azul arrasta foliões com ação educativa
Bloco ocorreu na Praia do Patacho - Foto: Assessoria

A orquestra Norte Show do maestro Miguel fez o abre alas para o cortejo do bloco Bandeira Azul, na Praia do Patacho, em Porto de Pedras, que trocou o frevo por ações de divulgação para os turistas que lotam a cidade do Litoral Norte. A praia, já conhecida internacionalmente, é a única de Alagoas a ter pela terceira temporada o selo Bandeira Azul, concedido a praias de todo mundo que obedecem a critérios rígidos de sustentabilidade. A ação ocorreu no primeiro dia de Carnaval.

O dia foi de colocar o abadá do bloco e percorrer o trecho da praia oferecendo aos turistas serviços importantes como aferição de pressão arterial, distribuição de protetores e água mineral, fundamental para evitar a desidratação em um período de temperaturas tão altas.

Ação foi um verdadeiro sucesso na Praia do Patacho. Foto: Assessoria

A ideia partiu das secretarias de Turismo e Meio Ambiente, gestoras da praia, e contou com a participação das secretarias de Saúde, Educação e apoio da empresa alagoana de água mineral Solara.“Essa foi uma maneira que encontramos de usar o Carnaval como elemento lúdico para falar sobre a importância de uma praia Bandeira Azul para os turistas e seus regramentos. Como parte do trabalho inovamos para mostrar que além da preocupação com o meio ambiente e o turismo, também temos um olhar voltado para a qualidade de vida dos nossos visitantes”, disse Zélia Cavalcanti, secretária municipal de Turismo. 

Zélia Cavalcanti ficou empolgada com a ação. Foto: Assessoria

Falar da importância da hidratação do corpo e a necessidade de beber água, de usar protetor solar para proteção da pele são cuidados importantes, bem como outros serviços que foram disponibilizados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente organizou abadás, brindes para crianças e muitas alegorias que fizeram a festa dos turistas. ” Foi uma ação diferenciada integrando comunidade e visitantes. Uma mistura de animação e comprometimento”, disse Flávia Rego, secretária de Meio Ambiente.

O prefeito Henrique Vilela quer participou da ação, também fez questão de ressaltar que o município mantém estrutura permanente de apoio aos turistas, não apenas com um centro de atendimento, mas com unidades de saúde equipadas e profissionais 24 horas. Um caso recente de atendimento na cidade foi da cantora Maraísa, da dupla Maiara e Maraísa, que teve um acidente na pousada em que estava hospedada e foi socorrida pela equipe local antes de ser transferida para um hospital particular de Maceió.

Henrique Vilela e Márcia Cunha participaram ativamente da ação. Foto: Assessoria