Turismo

Turistas PCD conhecem mar de Porto de Pedras com cadeiras anfíbias

O equipamento está disponível todos os dias, incluindo os fins de semana

Por 7Segundos, com Assessoria 15/02/2024 14h02 - Atualizado em 15/02/2024 14h02
Turistas PCD conhecem mar de Porto de Pedras com cadeiras anfíbias
Cadeiras anfíbias fazem sucesso na turística Porto de Pedras - Foto: Assessoria

Disponibilizadas a cerca de um ano, o uso das cadeiras anfíbias tem garantido acessibilidade permanente as praias de Porto de Pedras, para turistas e população cadeirantes ou mobilidade reduzida. Adquiridas com recursos próprios da prefeitura, o equipamento está disponível todos os dias, incluindo os fins de semana.

Neste Carnaval, turistas PCD que estavam no município puderam tomar banho de mar graças as cadeiras que são disponibilizadas gratuitamente. O senhor Jarbas de Carvalho, de 60 anos, foi uma dessas pessoas. Ele definiu o momento como um sentimento de felicidade por ter tido um acolhimento diferenciado, neste Carnaval em Porto de Pedras.

Jarbas de Carvalho ficou muito grato. “Agradeço o zelo que a gestão tem com as pessoas, principalmente comigo, com foi significativo este momento, tomar banho de mar, em duas praias lindas do Litoral Norte, Praia do Patacho e a Praia de Tatuamunha , na linda boca do rio. Gratidão por tudo! “, deixou ele como mensagem no Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

As cadeiras anfíbias são adaptadas para os banhos de mar assistido, ou seja, a pessoa precisa de acompanhamento de um cuidador para o uso. Equipes da Secretaria de Turismo, Guarda Ambiental e Civil foram capacitadas para orientar aos usuários sobre o uso e os cuidados necessários. O serviço, ofertado pela Prefeitura de Porto de Pedras, é totalmente gratuito, e se destaca na Costa dos Corais.

A secretária de Turismo do município, Zélia Cavalcanti, diz que garantir essa acessibilidade foi uma ideia acatada pelo prefeito Henrique Vilela, sensível a necessidade de inclusão e acesso às nossas belezas a todas as pessoas. “Vamos tentar ampliar a oferta e buscar parcerias tendo em vista o crescimento do turismo na cidade, principalmente por Porto de Pedras ter a única praia Bandeira Azul de Alagoas, a do Patacho, com visibilidade internacional.

O que são cadeiras anfíbias?

A cadeira anfíbia foi desenvolvida para permitir o acesso de pessoas com deficiência à praia. As cadeiras possuem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e que a pessoa flutue no mar. Os equipamentos possuem, ainda, cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés, proporcionando mais conforto aos usuários.