Turismo

Tuk-tuks trazem modernidade e compromisso socioambiental para Maragogi

Thiago Coly veio de São Paulo para empreender no Litoral Norte de Alagoas

Por 7Segundos 26/02/2024 15h03 - Atualizado em 26/02/2024 15h03
Tuk-tuks trazem modernidade e compromisso socioambiental para Maragogi
Tuk-tuks são 100% elétricos e sustentáveis - Foto: Foto: Isac Silva

O turismo de Maragogi ganhou uma novidade neste último mês e quem passou recentemente pela orla marítima da Praia de Maragogi (avenida Senador Rui Palmeira), já notou os pequenos veículos de cor vermelha passeando pela região. Totalmente elétricos, os tuk-tuks são triciclos ou "tricarros" de carga e transporte, comuns em países asiáticos. O projeto veio de São Paulo junto com o empreendedor Thiago Coly, 38 anos, que decidiu inovar no turismo da capital da Costa dos Corais.

Thiago Coly já morou fora do Brasil, mas se apaixonou por Maragogi. "Eu morei um tempo fora do país e a mobilidade por meio de tuk-tuks me despertou o interesse de empreender e trazer esses veículos importados para São Paulo. Antes de aplicar essa ideia por lá, eu conheci um morador de Maragogi e me apaixonei pela cidade, nunca tinha visitado pessoalmente, só tinha ouvido falar. Com Deus me guiando, vim parar aqui, onde estou morando e minha intenção é construir minha família aqui com toda essa qualidade de vida", destacou.

Os veículos que despertam a curiosidade dos turistas e da população local são 100% elétricos e chegam a rodar em até 50 km por hora, com um motorista e dois passageiros - carregando até 480kg. "Eles são altamente sustentáveis, com tudo emplacado direitinho e podem andar em rodovias. O tuk-tuk tem uma força até de sistema de tração para ladeiras, coberto e refrigerado, com teto solar. É um veículo incrível", complementa o empresário.

Thiago Coly veio de São Paulo para empreender em Alagoas. Foto: Isac Silva

Atualmente dobrando a frota com dez veículos em Maragogi, o empreendedor pretende expandir os negócios para Arapiraca e Maceió com veículos maiores de até seis lugares e com quatro portas, totalmente fechados. Atualmente, o serviço (@tuktukmaragogi) fica localizado na orla marítima da Praia de Maragogi, perto da Pizzaria Regina, ofertando um tour noturno gastronômico, apresentando os melhores lugares para se conhecer na cidade turística.

O empresário contou que existe um trabalho social com os veículos. "Eu estou com um projeto social com os tuk-tuks para garantir a mobilidade gratuita de pessoas que precisam, com mobilidade reduzida ou alguma deficiência. Por enquanto estou fazendo por conta própria e conto com ajuda de instituições privadas como a casa de embalagens Maragogi, mas estou buscando parcerias de outras instituições e do apoio do órgão público. Eu quero proporcionar isso, é um desejo meu, quero profissionalizar e fazer uma carteirinha para essas pessoas utilizarem", esclareceu Coly. 

Foto: Isac Silva