Educação

Japaratinga cresce no Sistema de Avaliação Educacional

Pontuação do município agora subiu para 181

Por Maurício Silva 18/03/2024 15h03
Japaratinga cresce no Sistema de Avaliação Educacional
Dados da evolução de Japaratinga - Foto: Assessoria

Os investimentos no setor educacional estão surtindo resultados positivos na educação pública de Japaratinga: a cidade do Litoral Norte de Alagoas cresceu no Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). A nota do município litorâneo agora subiu para 181.

Desde que o prefeito José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB) assumiu a gestão de Japaratinga em janeiro de 2021 uma das grandes prioridades do governo municipal é a educação. De acordo com dados fornecidos pela Prefeitura de Japaratinga, em 2019 os números eram 156, no ano de 2021 houve avanço subindo para 161 e agora os dados de 2023 revelam o crescimento para 181.

O prefeito Déo salientou que os esforços estão surtindo efeitos positivos. "É sinal de que nossos esforços estão focados no rumo certo! Japaratinga não para de crescer em todas as áreas, e na Educação não é diferente. Nosso trabalho tem sido árduo, mas com resultados positivos. A Educação nunca foi tão bem, como agora", afirmou.

A diretora de Ensino de Japaratinga, Belarmina Santos Bandeira Vilar, destacou que são vários os fatores que contribuem para o avanço da educação na cidade. “O avanço se deu devido aos investimentos na Educação: aulas de contraturno, capacitação, formação continuada, salário e férias em dia, participação no Programa do Estado- Escola 10 e o compromisso da secretária Maria José (Zeza) e do prefeito Déo, que não medem esforços para que nossas crianças e adolescentes tenham educação de qualidade”, frisou Belarmina.

Saveal

Criado em 2001, o Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (SAVEAL) promove avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, voltadas para mensurar o desempenho dos estudantes das redes públicas e privadas do Sistema Estdual de Educação.