Justiça

Corregedoria conclui cronograma com inspeção das comarcas de Maragogi e Porto Calvo

O objetivo é melhorar os serviços prestados e garantir celeridade processual

Por 7Segundos, com Assessoria 20/03/2024 09h09
Corregedoria conclui cronograma com inspeção das comarcas de Maragogi e Porto Calvo
Juíza Marcella Pontes, durante inspeção em Maragogi - Foto: Assessoria

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) concluiu as inspeções judiciais presenciais e visitou todas comarcas de Alagoas, no período de agosto de 2023 a março de 2024. As atividades envolveram 55 comarcas e 152 unidades judiciais, entre varas e juizados da Capital e do interior. A conclusão encerrou com as comarcas de Maragogi e Porto Calvo. 

A gestão do corregedor-geral Domingos Neto tem sido pedagógica e, por isso, foi estabelecido diálogo com juízes e servidores do primeiro grau de jurisdição, com o intuito de aperfeiçoar os serviços prestados à população de todo o estado.

“Nosso objetivo não foi fiscalizar as comarcas, mas servir como suporte para orientar os juízes e servidores, para que consigam, dentro de suas possibilidades e especificidades, atingir as metas do Judiciário alagoano e do Conselho Nacional de Justiça. Não restam dúvidas de que, em curto ou médio prazo, a população será beneficiada”, comentou.

O corregedor Domingos Neto também explica que as boas práticas das unidades judiciais servirão como bússola para desenvolver estratégias e sistemas que garantam celeridade nos serviços ofertados aos jurisdicionados.

Em todas as comarcas, foram apresentados os painéis de indicadores da Corregedoria Geral da Justiça e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As ferramentas foram elaboradas pelo Judiciário alagoano e permitem o acompanhamento da produtividade das unidades judiciais, de maneira específica.

Maragogi e Porto Calvo

As duas últimas comarcas do cronograma foram inspecionadas nesta terça-feira (19). Em Maragogi, na sala de audiências, a juíza auxiliar Marcella Pontes reuniu-se com servidores e com o juiz Douglas Beckhauser de Freitas para apresentar as propostas da Corregedoria; o mesmo ocorreu em Porto Calvo, com os servidores e com a juíza Lívia Maria Mattos, da 1ª Vara.

Nas duas comarcas, a servidora Rossane Teixeira explicou as funcionalidades e os benefícios dos painéis de acompanhamento desenvolvidos pela Corregedoria, além dos manuais que estão disponíveis no intrajus, específicos para cada procedimento a ser realizado nos sistemas da Justiça.