Comunidade

Palmeira discute investimentos nas áreas de educação e saúde para comunidades indígenas

Município vai construir duas creches nos territórios indígenas

Por 7Segundos com assessoria 23/02/2024 15h03
Palmeira discute investimentos nas áreas de educação e saúde para comunidades indígenas
Prefeito disse que vai inaugurar duas unidades de saúde - Foto: Reprodução/Assessoria

As comunidades indígenas de Palmeira dos Índios foram representadas em Brasília pelo prefeito Júlio Cezar e a secretária municipal de Educação Júlia da Silva. Em busca do fortalecimento mas áreas da Educação e Saúde, o prefeito e a secretária se reuniram nesta quinta-feira (22) na sede da Secretaria de Saúde Indígena, em Brasília, para defender mais ações para a área e investimentos em creches e escolas para os povos originários.

A secretária Júlia da Silva destacou a importância da Educação nas comunidades indígenas. “Priorizamos a Educação nas zonas rural e urbana e nas comunidades indígenas e quilombolas. O que queremos é investimentos nesta área e, também na Saúde, porque entendemos que o acesso a esses setores pode ser difícil, principalmente para as crianças que precisam ser alfabetizadas. Desta forma, lutamos para aproximar os indígenas desses serviços, com muito respeito e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para estas comunidades “, destacou a secretária.

O prefeito Júlio Cezar também ressaltou que a união de forças garantem as politicas públicas para beneficiar os indígenas do município. “O município vai construir duas creches nesses territórios indígenas e discutimos a implantação da alfabetização para esses povos. Nós informamos à Sesai que fazemos a coleta seletiva de lixo nas aldeias e que o nosso governo tem um diálogo estreito com os indígenas da região e o pajé Celso Celestino, da tribo Xucuru-Kariri nos acompanhou e disse o quanto o nosso governo, historicamente, tem apoiado a luta dos indígenas”, afirmou o prefeito.

E continuou. “Nunca houve conflito entre a gente e nem dificuldades. Nós vamos inaugurar duas Unidades de Saúde, uma na Fazenda Canto e a outra na Mata da Cafurna, que estão em fase de conclusão, além da construção de residências para as comunidades indígenas que ainda vivem em casas de taipa, entre outras ações. Esta audiência na Sesai foi muito importante para todos nós, pois fomos bem recebidos e tivemos as nossas demandas acolhidas pela Secretaria”, garantiu o prefeito Júlio Cezar.