Clau Soares

Clau Soares

Clau Soares

Ruas limpas se fazem com pessoas educadas e menos lixo jogado nas vias públicas

28/10/2013 17h05

Não adianta. Apesar de manter o recolhimento regular do lixo doméstico, a Prefeitura de Arapiraca continua a enfrentar um recorrente problema: a grande quantidade de resíduos dispensados pela população nas ruas. Copos descartáveis, papéis, restos de madeiras, filtros de cigarros. Nem precisa ser muito atento para perceber que poucos são os habitantes que se preocupam com a limpeza das ruas.

É até cômico ouvir pessoas reclamando da sujeira e, em não poucos casos, requisitando mais lixeiras quando o hábito de depositar as sobras no lugar correto não está arraigado na cultura cotidiana de tais indivíduos.

Um copo descartável pode ser amassado, colocado em um saquinho, e ser transportado até uma lixeira (sim, você pode levá-lo até a lixeira da sua casa se não encontrar uma na via pública), mas os transeuntes preferem dispensá-lo na rua, discretamente – como se ninguém fosse vê-lo fazer isso, ou jogar o lixo pela janela do carro, na cara dura.

O problema nunca será a quantidade de lixeiras nas vias, mas a falta de educação do povo. A consciência de que aquele espaço é compartilhado é um privilégio de poucos. E ainda mais raro são aqueles que têm consciência de que o lixo vai prejudicar o bom funcionamento do meio ambiente porque muitos nem reconhecem uma rua como um meio ambiente que precisa de equilíbrio.

Em países desenvolvidos, não há lixeiras nas ruas porque as pessoas levam o lixo para jogar em casa. Elas sabem que a sujeira no espaço público é um problema de beleza e ainda de equilíbrio ambiental. Afinal, a embalagem que se joga na rua será a mesma que entupirá o bueiro durante o período chuvoso.

No Rio de Janeiro, a saída foi a aplicação de multas que variam de R$ 98 a R$ 3 mil em quem joga lixo nas ruas. O agente desce a multa até em quem lança uma “inofensiva” embalagem de chiclete. Implantado desde agosto deste ano, a medida tem alcançado sucesso. Lá, os filtros de cigarros foram apontados como os vilões. Aqui, em Arapiraca, não é diferente. Ninguém parece achar que o resto do cigarro é lixo. É lixo, sim! E como tal, deve ser colocado na lixeira.

A prefeita Célia Rocha chamou a atenção para a questão do lixo nas ruas, durante coletiva, na quarta-feira (16), durante o lançamento da programação dos 89 anos de Arapiraca. A Prefeitura está preocupada com a produção de lixo durante o Viva Arapiraca. Mais lixeiras serão colocadas nas áreas onde serão realizados os shows.

A dúvida é: VOCÊ vai jogar o lixo (seja a embalagem da bala, o copo descartável, o resto do cigarro) na lixeira? 

Sobre o blog

Jornalista, especializada em Comunicação Empresarial. Assessora de comunicação. Interessada em cultura digital, empreendedorismo e pessoas.

Arquivos