Cláudio André
Você já bebeu a PITÚCONHA?
Um novo tipo de aguardente esta fazendo muito sucesso no conhecido polígono da maconha, Sertão de Pernambuco. Trata-se da aguardente de cana artesanal com raiz de maconha: a Pitúconha. É facilmente encontrada em bares e carrinhos de espetinhos, a dose é vendida a R$ 1,00 e a R$ 30,00 a garrafa. “Aguardente de cana adoçada com raiz de maconha”, informa, sem pudor, o rótulo da garrafa de 965 ml. “O Ministério do Transporte adverte: o perigo não é um jumento na estrada. O perigo é um burro no volante”, completa, em tom jocoso, o aviso da embalagem. Segundo a Polícia Federal, ainda não há clareza sobre a situação legal da bebida. Perícia feita pela PF no ano passado indicou pequenas concentrações de THC (tetraidrocanabinol), o princípio ativo da maconha, nas raízes.
Sabe-se que já tem muita gente faturando com a mais nova bebida alcoólica. Estivemos em todas as cidades ribeirinhas do Polígono – Santa Maria de Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco e Floresta -, que ainda tem em Salgueiro seu ponto de distribuição para as capitais nordestinas. É uma região atípica com clima variado.
Os bons degustadores de cana adoraram o novo aperitivo e os usuário de maconha deram pulos de alegria. Em dos bares da cidade que visitamos, a pergunta logo de cara quando adentramos num bar é seguinte: vai um pitúconha ai?
Sobre o blog
Poeta, radialista profissional e escritor. Membro Efetivo da Associação Alagoana de Imprensa, Diretor-Executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco - ABLOGPE, Membro da Comissão Nacional da Blogosfera. Tem Onze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa Reg.678 Fundador da Rádio Olho d'Água FM
Arquivos
Últimas notícias
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
