Pulo da Gata

Pulo da Gata

Pulo da Gata

Estudante monta livraria em Arapiraca para facilitar acesso aos livros

28/05/2014 14h02
Estudante monta livraria em Arapiraca para facilitar acesso aos livros

Você pode até não saber, mas desde março, Arapiraca conta com uma livraria. O empreendimento modesto, a Adapter Livros, que fica na Rua Lúcio Roberto, no Centro da cidade, oferece obras de qualidade com preços justos. Lá, o cliente encontra livros de direito, filosofia, história, sociologia, obras literárias, entre outros, fornecidos por 42 editoras cadastradas.

A empresa é comandada pelo estudante de História da Universidade Estadual de Alagoas, José Aparecido da Silva Rocha, de 25 anos. Ele decidiu vender livros quando notou que precisava ter mais contato com o conhecimento produzido na área. Para sua surpresa, ele descobriu que não tinha onde comprar obras, em Arapiraca. “Vi que não podia ficar parado e iniciei as vendas de livros nas feiras, levando até os clientes livros com preços acessíveis, a partir de R$ 5,00”, revela.

As feiras de livros foram bem recebidas pelos leitores, mas eles sempre perguntavam se existia um ponto fixo. Foi aí que José começou a planejar a montagem da loja. “Hoje a loja funciona como ponto de apoio para o cliente que não pode ir às feiras. Aqui, ele vai encontrar o livro que foi para a feira ou até mesmo encomendar outro”, diz.

Ele também está entusiasmado com o retorno dos clientes. “Desde a abertura da loja em março temos percebido uma boa recepção das pessoas de Arapiraca e região, que sempre apoiam, o que pra mim é gratificante”.

Mesmo com a loja física, José não deixou de realizar as feiras itinerantes, em instituições de ensino superior, praças públicas e escolas. “Os dias dependem do agendamento. Na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), por exemplo, realizamos na quinta-feira (à noite) da segunda semana de cada mês. No momento, estamos organizando o calendário de feiras para 2014”, explica.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas por quem monta um negócio no setor, José tem um objetivo nobre que norteia todos os esforços diários dele e de sua equipe. “A ideia é facilitar o acesso e reduzir a distância entre livro e leitor”, afirma.

Para ele, este é o grande orgulho de seu trabalho. “Geralmente encontramos alguém nas praças, nos ônibus, nas ruas, lendo um livro que adquiriram aqui na livraria e isso nos enche de satisfação por saber que estamos de uma maneira simples, por assim dizer, levando o conhecimento até o povo”.

Sobre o blog

O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.

Arquivos