Pulo da Gata
Estudante monta livraria em Arapiraca para facilitar acesso aos livros

Você pode até não saber, mas desde março, Arapiraca conta com uma livraria. O empreendimento modesto, a Adapter Livros, que fica na Rua Lúcio Roberto, no Centro da cidade, oferece obras de qualidade com preços justos. Lá, o cliente encontra livros de direito, filosofia, história, sociologia, obras literárias, entre outros, fornecidos por 42 editoras cadastradas.
A empresa é comandada pelo estudante de História da Universidade Estadual de Alagoas, José Aparecido da Silva Rocha, de 25 anos. Ele decidiu vender livros quando notou que precisava ter mais contato com o conhecimento produzido na área. Para sua surpresa, ele descobriu que não tinha onde comprar obras, em Arapiraca. “Vi que não podia ficar parado e iniciei as vendas de livros nas feiras, levando até os clientes livros com preços acessíveis, a partir de R$ 5,00”, revela.
As feiras de livros foram bem recebidas pelos leitores, mas eles sempre perguntavam se existia um ponto fixo. Foi aí que José começou a planejar a montagem da loja. “Hoje a loja funciona como ponto de apoio para o cliente que não pode ir às feiras. Aqui, ele vai encontrar o livro que foi para a feira ou até mesmo encomendar outro”, diz.
Ele também está entusiasmado com o retorno dos clientes. “Desde a abertura da loja em março temos percebido uma boa recepção das pessoas de Arapiraca e região, que sempre apoiam, o que pra mim é gratificante”.
Mesmo com a loja física, José não deixou de realizar as feiras itinerantes, em instituições de ensino superior, praças públicas e escolas. “Os dias dependem do agendamento. Na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), por exemplo, realizamos na quinta-feira (à noite) da segunda semana de cada mês. No momento, estamos organizando o calendário de feiras para 2014”, explica.
Mesmo com as dificuldades enfrentadas por quem monta um negócio no setor, José tem um objetivo nobre que norteia todos os esforços diários dele e de sua equipe. “A ideia é facilitar o acesso e reduzir a distância entre livro e leitor”, afirma.
Para ele, este é o grande orgulho de seu trabalho. “Geralmente encontramos alguém nas praças, nos ônibus, nas ruas, lendo um livro que adquiriram aqui na livraria e isso nos enche de satisfação por saber que estamos de uma maneira simples, por assim dizer, levando o conhecimento até o povo”.
Sobre o blog
O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.
Arquivos
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
