Pulo da Gata
Atividade física: melhora o corpo e proporciona qualidade de vida
Não tem mágica. Diferentemente do que alguns anunciam internet a fora, emagrecer é um processo – e demanda tempo, disciplina, além de paciência. Para chegar ao corpo desejado, obtendo saúde, é necessário aliar dois fatores: Reeducação Alimentar e exercícios físicos.
Na última coluna “Nutricionista Responde”, a profissional Mirella Freira* tirou todas as dúvidas sobre a Reeducação Alimentar, a RA. Hoje, ela convidou um amigo especialista em atividade física, Gilberto Carvalho**, para trazer informações indispensáveis para quem está com vontade de calçar os tênis e sair em busca de uma vida mais saudável. Confira a entrevista:
Por que é importante fazer atividades físicas?
É importante porque melhora o sistema imunológico, retarda o envelhecimento, enrijece os músculos esqueléticos, melhora a circulação sanguínea, fortalece o músculo cardíaco, melhora a perda de gordura (emagrecimento), melhora o nível do colesterol bom, ajuda a prevenir doenças como hipertensão, diabetes. Ainda tem o fator convívio social; você faz amizades na academia ou nos esportes coletivos.
Como aliar a falta de tempo à presença na academia?
Você deve planejar sua rotina do dia e criar sua rotina diária. Se não der, tente fazer pelo menos três vezes semanais. Pelo menos 30 minutos diários de alguma atividade física já podem trazer muitos benefícios.
Qual o tipo de atividade mais indicada para quem quer perder peso: musculação ou exercícios aeróbicos?
Ambas as atividades são indispensáveis para a perda de peso. Nas atividades aeróbicas a principal fonte de energia é a gordura depois do glicogênio muscular. Quanto mais tempo a gordura for consumida (tempo de atividade) melhor o resultado do emagrecimento. Já a musculação, que é um treinamento resistido, há um gasto calórico durante a atividade e continua mesmo depois do treino, no seu período de descanso. Outra vantagem da musculação é que quando há um aumento da massa muscular, você aumenta também seu metabolismo, ficando então mais fácil o emagrecimento.
Como motivar o praticante a não largar a academia?
Não deixar o treino cair na rotina, oferecer uma boa orientação. Trazer novidades no ramo fitness, eventos na academia melhorando a interação dos alunos.
O que as pessoas devem fazer antes de entrar na academia?
É importante antes da matrícula fazer um checkup para saber se está apto a fazer atividades físicas, já na academia fazer uma avaliação da composição corporal para saber se tem desvio postural, porcentagem de gordura e massa muscular, perímetros. Posteriormente, o profissional de educação física ficará encarregado de elaborar um programa específico e direcionado para o seu objetivo.
Qual o papel do instrutor neste processo?
Tem o papel de orientar nos treinos dando a devida atenção na intensidade, velocidade de execução, amplitude, cargas e postura.
Por que aliar alimentação e exercícios físicos?
Alimentação e atividade física andam lado a lado, uma alimentação equilibrada vai ajudar você alcançar seus objetivos, equilibrando sua ingestão calórica diária. Uma boa orientação nutricional faz a diferença.
Fazer somente caminhadas pode ajudar?
Pode ajudar, sim. Escolha um tênis com um bom sistema de amortecimento, procure aumentar gradativamente o tempo e posteriormente a intensidade de suas caminhadas.
* Mirella Freire é nutricionista e atende na Vida Bella e na Fisio e Saúde.
**Gilberto Carvalho é Educador Físico / Personal Trainer / Especialista em fisiologia do esforço e exercício. Cursando Biomecânica do movimento.
_______________
Blog Pulo da Gata nas Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/blogpulodagata
Instagram: @pulodagata_al
E-mail: [email protected]
Sobre o blog
O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.