Mozart Luna
Delmiro acaba com lixão
A Prefeitura retomou as obras de encerramento do aterro sanitário Municipal, situado a cinco quilômetros de distância do centro urbano. Em Alagoas, dos 102 municípios, além da capital, apenas o município de Delmiro Gouveia encerrou o lixão do centro urbano, atendendo a Leiº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Delmiro Gouveia está entre os 10% dos municípios brasileiros que concluíram seus planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos ou fazem parte de um plano intermunicipal, como prevê a legislação. Delmiro Gouveia é o segundo município de Alagoas a extinguir o lixão na zona urbana, agora conta com estação de transbordo e triagem junto ao aterro. Outra estação de transbordo foi construída no Distrito de Barragem Leste para atender a demanda do lixo recolhido na zona rural do município. A prefeitura está desenvolvendo um trabalho para a coleta seletiva de lixo, fazendo com que os resíduos, antes de serem despejados no aterro, passem por um centro de triagem, reaproveitando todo o material reciclável.
Delmiro
O município de Delmiro Gouveia se antecipa na resolução do problema do Lixão da cidade e cumpre assim as exigências da lei ambiental que determina a extinção dos lixões e a instalação dos aterros sanitários. A prefeitura está elaborando um plano de manejo dos resíduos sólidos produzido pela cidade e realizando o projeto para instalação do aterro sanitário. O município vai criar o aterro sanitário consorciado com outros municípios da região.
Delmiro 2
O radialista Jerfersson Carvalho estreou há duas semanas na rádio alternativa FM em Delmiro Gouveia no programa microfone aberto e em pouco tempo lidera na região a audiência com a reportagem sempre em cima dos fatos mostrando ao vivo e sem retoques tudo que está acontecendo na cidade. O programa microfone aberto vai ao ar de segunda a sexta de 7 às 9 horas da manhã. Parabéns ao colega pela liderança na audiência.
Mutirão
Diante das deficiências no hospital Antenor Serpa em Delmiro Gouveia o governo do estado realiza hoje no município um mutirão na área da saúde com realização de vários exames. O governo do estado tenta com isso tapar o sol com a peneira através de um atendimento corrido e com limites de pacientes. Os interessados em ser atendidos terão que levar consigo copias do CPF, RG e comprovante de residência.
Porto Calvo
A população de Porto Calvo está revoltada com o acidente que vitimou cinco jovens na porta da escola na última quarta-feira, quando foram atingidas pela motocicleta pilotada de forma criminosa por José Nailton. Segundo populares o acusado passou o dia fazendo arruaças pela cidade empinando a moto e colocando em risco a vida dos populares pelas ruas da cidade sem que a polícia tomasse qualquer providencia. Os populares reclamam que a cidade fica desguarnecida, porque os policiais só ficam fazendo “blitz” na rodovia de acesso à Usina Santa Maria.
Porto Calvo 2
O promotor de Porto Calvo Sérgio Eduardo Simões disse que as responsabilidades de todos serão apuradas, mas que boa parte das ocorrências envolvendo inabilitados e menores dirigindo veículos não chegam a ser recolhidos porque existe a intervenção política nos problemas e a maioria é liberada no local. Segundo ele em Porto Calvo há realmente uma grande deficiência no policiamento o que propicia a incidência de menores dirigindo veículos. “Todos são responsáveis porque os pais são primeiros a comprarem as chamadas cinquentinhas para seus filhos menores”, disse.
Campus da Ufal
Alagoas foi um dos estados mais beneficiados pelo governo federal com instalação de Campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em várias regiões do estado como em Delmiro Gouveia que hoje é uma realidade. O próximo a ser construído será em Porto Calvo, onde a área já foi escolhida e as obras serão iniciadas ainda este ano. O objetivo é levar a Universidade gratuita a todos que residem no interior do estado.
Canal do Sertão
A obra do Canal do sertão está sendo realizada pelo governo federal e já está com mais de 70 quilômetros de concluída e este trecho as terras em volta receberam vários projetos de produção de alimentos e culturas para produção de forragem para animais. Neste momento entra em campo a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) que em Alagoas está sob o comando do deputado federal Givaldo Carimbão, que vai comandar os projetos a serem implantados.
Arapiraca
Em Arapiraca os números da violência mostram que os menores são os principais atores dos assaltos. Na noite de quarta-feira um menor de 13 anos foi preso depois de realizar dois assaltos. Com ele foi encontrados dez aparelhos de celular e um revolver calibre 38. O menor dirigia ainda uma motocicleta juntamente com outro menor de 17 anos. Os dois foram “apreendidos” e encaminhados a delegacia regional. O detalhe é que os policiais identificaram o menor em fotos de um celular pousando com uma submetralhadora. Os dois podem ser colocados em liberada ainda hoje.
Taquarana
A população de Taquarana está assustada com a ação de um tarado que estão agindo na região. Várias mulheres já foram vítimas dele. A polícia alerta as mulheres para não andarem sozinhas pelas ruas a noite e nunca nas rodovias. O tarado está ainda solto e causando pânico a comunidade. Um homem foi preso suspeito, mas se confirmou que seja ele embora o acusado continue preso porque pesa contra ele dois mandatos de prisão por homicídio.
Sobre o blog
Jornalista