Cadê meu tanque?

Cadê meu tanque?

Cadê meu tanque?

Caiu em tentação e saiu da dieta no final de semana? O que fazer?

20/07/2015 09h09
Caiu em tentação e saiu da dieta no final de semana? O que fazer?

Sair da dieta de vez em quando é normal, principalmente durante os finais de semana e eventos familiares. É praticamente impossível ir a casa da sua avó e não comer aquelas maravilhas que só ela sabe fazer. Mas cuidado, não deixe essas "jacadas" virarem rotina e acabarem com o seu foco.

Vamos fazer uma conta bem simples. Um ano tem 365 dias. Tirando os sábados e domingos (total de 108 dias, aproximadamente), temos 257 dias para seguir uma rotina de alimentação saudável. MAS, normalmente uma pessoa tira férias, então vamos diminuir mais 30 dias. Temos agora 227 dias para uma alimentação saudável.

No final do ano temos confraternizações, reuniões familiares e trudo aqui que já conhecemos bem. Levando em conta que são aproximadamente 15 dias a menos, sobram 212 dias de rotina saudável.

Eita, em fevereiro tem Carnaval, em março tem Páscoa, fora Semana Santa e os vários outros feriados que temos no Brasil. Menos 15 dias para a nossa conta. Agora são apenas 197 dias de dieta.

Aí vem ainda os aniversários dos parentes, amigos, colegas de trabalho. Menos 20 dias para nossa conta. Sobraram 177 dias de alimentação saudável.

Conclusão dessa conta: Se um ano tem 365 dias, nós temos desculpas para passar metade de um ano inteiro sem cuidar da nossa alimentação. Então foque, porque reeducação alimentação não é temporário, mas para toda a sua vida.

Depois desse choque de realidade, vamos ao que importa. Caí em tentação e acabei comendo (muita) besteira durante o final de semana. O que eu devo fazer?

No dia seguinte:

1. Aumente o consumo de água. Se você toma 2 litros por dia, aumente para 2,5L ou até 3L;

2. Chás são uma ótima opção para desintoxicar o organismo. Recomendo chás verdes, brancos e de hibisco;

3. Dê proteínas magras as suas refeições. Peixes, frango e ovos são ótimas fontes de proteína;

4. Consuma bastante verduras e legumes leves, como aspargos, chuchu, abobrinha, vagem, brócolis. Dê preferência aos verdes.

5. Diminua a quantidade de carboidratos consumidos também. 

E o mais importante: NÃO SE CULPE. Cair em tentação é normal, não será a primeira nem a última vez, e ficar se martirizando porque comeu besteira só vai te deixar desmotivado. Finja que nada aconteceu e siga em frente, com foco.

Sobre o blog

O @Cademeutanque começou como um perfil no instagram alimentado pelo jornalista Erick Balbino, que mudou seus hábitos alimentares para se tornar uma pessoa mais saudável. A partir de agora ele estará compartilhando com os leitores do Portal 7 Segundos suas experiências e dando dicas tomando sempre como base estudos e entrevistas feitas com especialistas.

Arquivos