Cadê meu tanque?

Cadê meu tanque?

Cadê meu tanque?

Dietas de revistas são verdadeiros perigos para a saúde do seu corpo

29/07/2015 18h06
Dietas de revistas são verdadeiros perigos para a saúde do seu corpo

O desespero para esculpir o corpo perfeito faz com que muitas pessoas busquem artifícios exagerados para perder peso rapidamente. Antes de começar a minha reeducação alimentar, meus olhos brilhavam quando eu estava na fila do caixa do supermercado e via aquelas revistas prometendo perder 10kg em dois dias (aceitem meu exagero, por favor). Confesso que até já cheguei a experimentar algumas dessas.

Vamos a algumas informações importantes para quem pensa em utilizar métodos de revista para perder peso.

Um estudo realizado pela nutricionista Mírian Valério (CRN 2 7012P) analisou alguns parâmetros nutricionais de dez dietas de emagrecimento, como teor de calorias, fibras, colesterol, cálcio, ferro, e vitaminas A e E.

Todas as dietas analisadas apresentaram-se inadequadas em pelo menos sete dos mais de 18 parâmetros estudados, sendo que 60% delas estavam com o porte calórico abaixo das necessidades nutricionais recomendadas, além dos níveis insuficientes de cálcio, ferro e vitamina E (fundamental para garantir ganhos de massa e densidade óssea, evitar anemia, dentre outros benefícios).

Também foram observados porções restritas de fibras, laticínios, leguminosas, cereais e frutas. Valores excessivos foram detectados principalmente em relação a Vitamina A.
A maioria das dietas teve tendência a reduzir drasticamente a ingesta de gorduras, por elas apresentarem maiores concentração de energia, porém os lipídios desempenham funções metabólicas importantes como funções estruturais e hormonais.

O sucesso das dietas é traduzido pelas revistas, em conseguir emagrecer sem sofrimento, já que inicialmente, as dietas promovem o emagrecimento porque contribui para a restrição alimentar. Porém estas dietas demonstram-se valores nutricionais preocupantes, provocando carências, além de não objetivarem a manutenção do peso corporal adequado, obtido através de uma ingestão energética adequada com a preservação da massa magra e com perda de tecido adiposo.

Emagrecer não tem peso. Reeducação alimentar e prática regular de exercícios físicos. Deixe de preguiça e procure um nutricionista e alguma modalidade esportiva prazerosa.

Sobre o blog

O @Cademeutanque começou como um perfil no instagram alimentado pelo jornalista Erick Balbino, que mudou seus hábitos alimentares para se tornar uma pessoa mais saudável. A partir de agora ele estará compartilhando com os leitores do Portal 7 Segundos suas experiências e dando dicas tomando sempre como base estudos e entrevistas feitas com especialistas.

Arquivos