Rogério Ferreira
Museu retrata Memórias Indígenas em exposição
A exposição da 9º Primavera dos Museus começou nesta segunda-feira (21) e desta vez traz as memórias indígenas como papel central. "Museus e Memórias Indígenas" é o tema da amostra fotográfica que acontece no Museu Zezito Guedes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura de Arapiraca. As fotografias estarão expostas até o próximo sábado (27).
A exposição é de autoria da tribo Karapotós Plaki-ôs. Nela, eles retratam corpos anelados de tinta e camuflagens mágicas.
Em Arapiraca essa exposição é realizada por alunos e professores do Instituto Federal Alagoas, (IFAL), Campos Arapiraca.
Programação:
-Quarta-feira (23/09/15), a partir das 17:00 horas, o professor Marcos Oliveira traz a palestra sobre o Modernismo e Antropofagia Cultural.
- Sexta-Feira (25), ás 13:00 horas, o Professor Sante Scaldaferri, apresenta na sala de Mídias: Fazendo ciência e Arte (IFAL) e o documentário ´´História Brasileira da Infâmia``.
-Sábado (27), ás 09:00 horas, o professor Geraldo Júnior encerra a exposição com o Documentário ´´Darcy Ribeiro: O Povo Brasileiro, Matriz Tupy``.
A primavera dos Museus, que acontece anualmente desde 2007, é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições Museológicas de todo o país e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O tema deste ano é ´´Museu Memorias Indígenas`` , que estimula a reflexão sobre a diversidade Sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem no país.
.