Fábio Lopes
Alagoanos pagarão mais por impostos
Os deputados estaduais aprovaram uma série de impostos estaduais de Alagoas. Com isso os alagoanos pagarão mais por impostos.
A votação aconteceu nessa quarta-feira (7) na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) sobre o pacote de ajuste fiscal enviado pelo governador Renan Filho.
Entre os impostos que causará impacto direto à população está o aumento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que irá variar de 1% a 4%, tomando por base a potência do veículo, ou seja, carros 1.0, 2.0 etc, etc.
Outros impostos que tiveram aumento são referentes ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) com alta de 2% sobre alguns itens.
Outros itens que terão aumento da alíquota do ICMS será para mercadorias supérfluas, as que estimulam a violência infantil, como armas de fogos. Além de cigarros e joias. Estes terão aumento de 29% sobre o imposto. Fumar ficará mais caro em Alagoas.
E também o aumento de 25% sobre aparelhos elétricos de sauna e banheiras de hidromassagem, itens consumidos pela classe alta, como também o aumento para brinquedos que se assemelham a armas de fogo, entre outros.
Outro projeto de lei aprovado pelos deputados trata de alterações à Lei Relativa ao Regime Especial de Controle e Fiscalização, criando medidas a serem impostas ao contribuinte que praticar infração à legislação tributária do estado.
De toda forma, esses impostos mais altos irão refletir no bolso do contribuinte alagoano que já sente o impacto, pesado, do aumento dos impostos federais.
A conta por aqui ficará ainda mais árdua e salgada para o bolso de cada um de nós.
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.