Fábio Lopes
Alagoanos pagarão mais por impostos

Os deputados estaduais aprovaram uma série de impostos estaduais de Alagoas. Com isso os alagoanos pagarão mais por impostos.
A votação aconteceu nessa quarta-feira (7) na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) sobre o pacote de ajuste fiscal enviado pelo governador Renan Filho.
Entre os impostos que causará impacto direto à população está o aumento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que irá variar de 1% a 4%, tomando por base a potência do veículo, ou seja, carros 1.0, 2.0 etc, etc.
Outros impostos que tiveram aumento são referentes ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) com alta de 2% sobre alguns itens.
Outros itens que terão aumento da alíquota do ICMS será para mercadorias supérfluas, as que estimulam a violência infantil, como armas de fogos. Além de cigarros e joias. Estes terão aumento de 29% sobre o imposto. Fumar ficará mais caro em Alagoas.
E também o aumento de 25% sobre aparelhos elétricos de sauna e banheiras de hidromassagem, itens consumidos pela classe alta, como também o aumento para brinquedos que se assemelham a armas de fogo, entre outros.
Outro projeto de lei aprovado pelos deputados trata de alterações à Lei Relativa ao Regime Especial de Controle e Fiscalização, criando medidas a serem impostas ao contribuinte que praticar infração à legislação tributária do estado.
De toda forma, esses impostos mais altos irão refletir no bolso do contribuinte alagoano que já sente o impacto, pesado, do aumento dos impostos federais.
A conta por aqui ficará ainda mais árdua e salgada para o bolso de cada um de nós.
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.
Arquivos
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026
