Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

Arapiraca na luta contra o Aedes aegypti

03/12/2015 11h11

Foi um encontro caloroso com a imprensa arapiraquense. Assim a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), destacou o papel dos profissionais da comunicação e convocou a população para todos combaterem o mosquito Aedes aegypti na cidade.

A prefeita apresentou o programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) e reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais e servidores públicos que se empenham no acompanhamento de bebês e mulheres gestantes para uma melhor qualidade de vida.

A ideia do encontro foi, também, destacar o papel da imprensa como instrumento de conscientização das pessoas no combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças como Zika, Chikungunya e, agora, a microcefalia.

O discurso da prefeita Célia Rocha foi feito durante encontro com jornalistas, radialistas, blogueiros, colunistas sociais e outros comunicadores, que estiveram no Restaurante Fellicete, localizado na Avenida Ventura de Farias, nas imediações do Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca.

A imprensa local atendeu à convocação da secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, e da coordenadora do programa Agapi, pedagoga Gineide Castro, que apresentaram as ações e o trabalho desenvolvido para o fortalecimento da primeira infância em Arapiraca.

O programa foi iniciado em agosto de 2013, e atua de forma multissetorial com apoio de várias secretarias municipais de governo em dez comunidades em situação de vulnerabilidade social.

O Agapi atua em Arapiraca com a mobilização de 21 equipes de saúde da família, 160 agentes comunitários de saúde, 24 creches, 36 escolas, sete bibliotecas digitais de bairro - as Arapiraquinhas -, oito centros de referência em assistência social e um Creas, atendendo mais de 19 mil famílias e 5.503 crianças até cinco anos de idade.

Pacto

“A luta contra esse mosquito já dura 29 anos. O Brasil inteiro está tentando acabar com a infestação das doenças provocadas por ele, mas é preciso que haja mais conscientização e um pacto de toda a sociedade para reduzirmos a infestação da dengue e de outras doenças que estão surgindo, agora a exemplo da microcefalia”, afirmou Célia Rocha, voltando a destacar o trabalho e a dedicação dos profissionais de saúde e a necessidade do apoio da imprensa para conscientizar a população de Arapiraca a fazer parte deste combate.

Célia Rocha, ao lado do secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, anunciou que será realizado um novo mutirão nos bairros de Arapiraca durante este mês de dezembro. Trabalho em conjunto com outras secretarias que teve início no sábado, 28 de novembro.

“Já iniciamos uma mobilização, no sábado passado, no bairro Cacimbas, e neste fim de semana faremos outra mobilização, dessa vez nos bairros Manoel Teles, Primavera, Olho d'Água dos Cazuzinhas, Padre Antônio Lima, João Paulo II e Conjunto Brisa do Lago”, adiantou a prefeita.

Após o mutirão deste sábado (5), uma grande mobilização social está sendo preparada para o dia 12 deste mês de dezembro.

“Vamos reunir agentes de endemias, médicos e outros profissionais de saúde, bem como secretários municipais, servidores públicos e vereadores, numa força-tarefa para ampliarmos ainda mais esse trabalho, que é um dever de toda a sociedade”, completou a prefeita.

Agora você, sinta-se convidado a participar dessa luta contra o mosquito Aedes aegypti, começando a limpeza em sua casa, na sua rua, no seu bairro.

Vamos abrir nossas portas para os agentes de endemias e avisar aos nossos vizinhos que, juntos, podemos melhorar a nossa realidade de vida.

Estarei no combate também. Claro.
 

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos