Mozart Luna
FPM deixa prefeituras com saldo positivo nas contas
A partir de amanhã (10) às 00:00 horas as prefeituras terão recebido em suas contas um total de R$ 6,1 bilhões referente a primeira parcela e mais 1% extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isto sem levar em conta que também está previsto o reembolso dos valores do Fundeb, que os municípios complementaram e que agora o governo federal está devolvendo. O ano pode até ter sido muito difícil para os prefeitos, mas 2015 encerra com um saldo positivo nas finanças das prefeituras, mesmo que os gestores continuem afirmando que estão sem dinheiro para pagar as contas.
Segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios, 2015 teria fechado ano com uma queda nos repasses do FPM na ordem de 4,74%. Mas a entidade informa em seu site que os cálculos não contabilizaram os repasses extras como o realizado em janeiro, maio e julho, este último referente ao aumento (0,5) do total do FPM aprovado pelo Congresso Nacional.
Na realidade os valores do FPM em 2015, com a parcela creditada a partir das 00:00 horas do dia 10 de dezembro já contabiliza um ganho real de 3%, sendo 5,5% maior que 2014.
Isso sem contabilizar o reembolso do Fundeb que está sedo feito junto com a primeira parcela do FPM de dezembro. Os valores se forem depositados hoje são milionários e um exemplo é Quebrangulo que deverá receber cerca de R$ 13 milhões e Arapiraca R$ 140 milhões, recursos que darão para colocar em dia praticamente todas as dividas dos municípios e ainda realizar muita obras.
Sobre o blog
Jornalista
Arquivos
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
