Fabrízio Almeida
Sucessão política em Arapiraca
Logo após ter seu nome confirmado como candidato do grupo que comanda o Município de Arapiraca, Ricardo Nezinho se envolveu numa enorme polêmica por ser de sua autoria o famigerado projeto “escola livre”. O trecho mais criticado pelos educadores trata sobre a proibição de exposição pessoal política e ideológica em sala de aula. Esta novidade legislativa indica um claro desconhecimento do processo pedagógico, ignorando que o ente público e privado tem meios próprios para corrigir eventuais excessos de modo eficaz, como sempre ocorreu, respeitando as diversidades e incentivando o debate.
Temos no cenário político local duas perspectivas, a presente que está vinculada ao domínio político do Senador Fernando Collor, através de Célia Rocha, aliada fiel, e outra, uma expectativa futura, desejada pelo grupo comandado pelo Senador Renan Calheiros, que teoricamente deu benção política a Ricardo Nezinho para comandar a capital do agreste.
Yale Fernandes, atual vice-prefeito, apesar de pouco testado na administração pública até que tentou fazer o dever de casa neste curto período que ficou à frente mas foi insuficiente para emplacar, restando claro que seu nome não foi bem trabalhado para eventualmente ocupar protagonismo.
O certo é que Collor e Renan não desejam perder o domínio sobre Arapiraca. A própria Célia, embora cansada, desgastada, ainda não pode ser considerada carta fora do baralho, muito menos Luciano Barbosa, que mesmo ocupando cadeira tão almejada por Arapiraca e região, pode ser o nome do grupo caso haja efetiva ameaça aos planos de manutenção de poder no segundo maior Município de Alagoas.
Enquanto acompanhamos este jogo de poder, estando o interesse público a reboque de interesses meramente privados, aqueles que são destinatários da intervenção do poder estatal ficam a mercê, manobrados e iludidos num processo que economiza convidados, que reitera práticas que favorecem aqueles que detém poder econômico, minando a possibilidade de construção de novos líderes capazes de contribuir na criação de um novo quadro de gestão pública norteada pela impessoalidade e transparência.
Redes sociais:
Facebook: Fabrizio Almeida
Twitter: @fabrizioalmeida
Instagram: @fabrizioaalmeida
Sobre o blog
Advogado, Administrador Público, Procurador Municipal, sócio do escritório jurídico Ventura & Macário advogados associados. Tem forte atuação em demandas cíveis, sobretudo em causas contra a administração pública nas três esferas de poder. É torcedor e também advogado da Agremiação Sportiva Arapiraquense desde 2010.
Arquivos
Últimas notícias

Festival Nômades atrai 10 mil pessoas e transforma Arapiraca em capital cultural do fim de semana

Novo alerta de chuvas prevê acumulados de até 50 milímetros por dia em Alagoas

Carla Zambelli contrata psiquiatra que atuou com Adélio Bispo, Flordelis e Suzane von Richthofen

Homem pisoteia e mata jiboia ao ser flagrado traficando animais no RJ

Quaest: 69% dizem que Eduardo Bolsonaro defende interesses próprios e da família
