Gustavo Freire
Integridade - um valor para toda a vida
Integridade – um valor para toda a vida
Quero falar com você sobre MOTIVAÇÃO. Você já parou para pensar no que lhe deixa motivado? Você já parou para pensar nas coisas que você faz que lhe fazem se sentir bem, motivado? Talvez, fazer exercícios faz você se sentir bem, motivado, talvez participar de eventos faz você se sentir bem, motivado, talvez aprender algo novo, talvez assistir vídeos de pessoas, autoridades em determinados assuntos fazem você se sentir motivado.
Por quê que eu pedi para você refletir sobre isso? Porque nós somos seres humanos e, às vezes, a gente fica motivado por um dia, dois, três ou uma, duas ou três semanas, mas chega um momento que você baixa um pouco a sua energia e, de repente, você quer ficar na sua caixinha do nada, sem ninguém lhe interromper. Então, eu sou assim, você talvez passe por isso e outras pessoas que eu conheço e que você conhece também passam por isso. Portanto, o que podemos fazer para estarmos sempre motivados?
Quando penso em motivação ou em buscar mais energia para fazer tudo aquilo que preciso fazer para atingir minhas metas e meus sonhos, a fórmula que eu encontrei para me manter sempre motivado, eu chamo de FÓRMULA DA INTEGRIDADE. Mas, antes de falar da FÓRMULA DA INTEGRIDADE, deixe eu falar com você sobre a palavra INTEGRIDADE e porque ela é tão forte na minha vida. Bom, INTEGRIDAE pra mim é fazer tudo aquilo que você diz para as outras pessoas que vai fazer como também fazer tudo aquilo que você diz para você mesmo que vai fazer. Fácil, não? Nem tanto, não é verdade?
Mas, por quê que a INTEGRIDADE é tão importante na minha vida? Eu sempre fui uma pessoa muita ativa, que pratica muitos esportes, já fui jogador de futebol universitário nos Estados Unidos, enfim, sempre gostei muito de praticar esportes. Mas, durante um bom período em minha vida, eu deixei de praticar esportes e comecei a comer muito o que acabou resultando num sobrepeso de mais ou menos 20 quilos. Eu estava muito infeliz e durante um treinamento que fiz onde tive que estabelecer metas para a minha vida, decidi me comprometer comigo mesmo que perderia os 20 quilos em 2 meses. Quem nunca disse que começaria a academia na segunda-feira e depois deixou pra lá? Mas, no meu caso foi diferente, fiz um plano alimentar com nutricionista, me matriculei em academia, comecei a praticar corrida e cheguei lá. Superação total. E esta conquista me trouxe mais energia, felicidade e uma vida mais equilibrada.
Ao longo desses dois meses, eu pensei em desistir muitas vezes, mas o que me mantinha motivado era o meu compromisso comigo mesmo de chegar ao meu objetivo e também a minha âncora que é esta palavra INTEGRIDADE. Um dia à noite, estava eu finalizando uma corrida de 6 quilômetros quando eu encontro um amigo que também pratica corrida, chamado Charles.
E aí já tinha terminado a corrida mesmo e daí a gente bateu um papo rápido sobre a minha vida e a vida dele, e daí ele pergunta “E aí, terminou ou ainda vai correr?” e eu não sei de onde eu fui inventar que não tinha terminado a corrida ainda. Disse que ainda correria mais 2 km. Eu acho que queria mostrar que podia correr mais ou sei lá o quê. Enfim, eu disse à ele. E aí, veio a consciência me informando que eu tinha mais 2km para concluir. E me lembrei mais uma vez do meu compromisso comigo mesmo. Ser íntegro. Enfim, tive que correr mais 2km. E a lição que eu aprendi com isto neste dia foi de que nós precisamos pensar bem e estabelecer metas desafiadoras sim, mas metas que possamos alcançar.
.
A partir dali, comecei a monitorar muito tudo o que eu dizia para mim mesmo que ia fazer bem como tudo que dizia que iria fazer para as outras pessoas. Portanto, a FÓRMULA DA INTEGRIDADE = TUDO AQUILO QUE VOCÊ DIZ PARA VOCÊ MESMO QUE VAI FAZER/TUDO AQUILO QUE VOCÊ DISSE QUE IA FAZER E FEZ + TUDO AQUILO QUE VOCÊ DISSE PARA OUTRAS PESSOAS QUE IRIA FAZER/TUDO AQUILO QUE VOCÊ DISSE PARA OUTRAS PESSOAS QUE IRIA FAZER E FEZ.
Gostou da matéria? Dá um like ou curtida aí embaixo, deixa seu comentário e nos vemos na próxima matéria.
Sobre o blog
- Bacharel em Administração de Empresas pela Robert Morris University de Chicago, campus Springfield, Illinois, Estados Unidos (residiu nos EUA por 8 anos). - MBA em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. - Professional & Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Global Coaching Community da Alemanha (GCC), European Coaching Association (ECA) da Alemanha e Behavioral Coaching Institute (BCI) dos Estados Unidos. - Gerente de Recursos Humanos das Indústrias Reunidas Coringa, fabricante Alagoana de produtos alimentícios com 1.200 colaboradores.