Jean Rafael
Que caminho seguir para ter saúde no futuro?

O que você acha que nos mantém saudáveis e felizes enquanto passamos pela vida. Foram analisadas as opiniões de jovens norte-americanos sobre o que era mais importante para eles como fonte de alcançarem bem estar e consequentemente felicidade.
A resposta para 80% dos jovens foi que ficar rico era o mais importante e para 50% ficar famoso era o caminho para se chegar ao final da vida muito bem. Eles relataram que constantemente devemos priorizar o trabalho, dar nosso melhor e conquistar mais coisas.
E você o que acha? Para se chegar lá na frente aos 80 anos, 90 anos ou mais, com boa qualidade de vida, Qual seria a escolha mais importante?
Em sua opinião Seria possível estudar as pessoas desde sua adolescência até a velhice para ver o que realmente mantém as pessoas felizes e saudáveis?
Um Estudo de Desenvolvimento do Adulto, de Harvard fez isso!
É, possivelmente, o estudo mais longo sobre a vida adulta que já foi feito. Durante 75 anos, foram acompanhadas as vidas de 724 homens, ano após ano, perguntando sobre seus trabalhos, vidas domésticas, saúde.
Desde 1938, a vida de dois grupos de homens foi meticulosamente avaliada. O primeiro grupo era de estudante do segundo ano da Universidade de Harvard. E o segundo grupo era um grupo de garotos dos bairros mais pobres de Boston garotos que foram escolhidos para o estudo especialmente porque eram de algumas das famílias mais problemáticas e desfavorecidas de Boston da década de 30.
O pesquisador Robert Waldinger um dos responsáveis pela pesquisa retrata: Nós retiramos seu sangue, escaneamos seus cérebros, falamos com seus filhos, os filmamos conversando com suas esposas sobre suas maiores preocupações.
E agora, o que você acha que eles encontraram como resposta? Será que foi o dinheiro, a fama, o carro do ano, a mansão tão sonhada. Portanto, ai vai o que foi encontrado.
As lições não são sobre riqueza, ou fama, ou trabalhar mais e mais.
A mensagem mais clara que tiramos desse estudo de 75 anos é esta:
“bons relacionamentos nos mantêm mais felizes e saudáveis”
1. As pessoas que estão mais conectadas socialmente com a família, amigos e comunidade, são mais felizes, fisicamente mais saudáveis e vivem mais do que as pessoas que têm poucas conexões.
2. Não é apenas o número de amigos que você tem, e não é se você está ou não em um relacionamento sério, mas sim a qualidade dos seus relacionamentos mais próximos que importa.
3. E quando juntamos tudo o que sabíamos sobre eles aos 50 anos, não foram seus níveis de colesterol de meia idade que previram como iriam envelhecer. Foi o quão satisfeito estavam em seus relacionamentos. a terceira grande lição que aprendemos sobre relacionamentos e nossa saúde é que relações saudáveis protegem não apenas nossos corpos, mas também nossos cérebros
Fica a reflexão para todos que gostam de planejar o futuro.
Sobre o blog
Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.
Arquivos
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi
