Igor Ribeiro
São José da Tapera: Considerado o mais cotado do seu grupo para ir a disputa, ex-prefeito é impedido pelo TCE
Em São José da Tapera, interior de alagoas, o quadro eleitoral deve mudar com decisão do TCE ( Tribunal de Contas do Estado). O Tribunal de Contas de Alagoas divulgou nesta Sexta-feira (08) uma nova lista apresentando os políticos que estão inelegíveis em cidades alagoanas.
A definição de inelegibilidade foi baseada na Lei da Ficha Limpa, artigo 2º, alínea g. que define que todos os gestores que tiverem as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão do Tribunal de Contas. O documento onde consta os nomes da lista completa foi assinado pelo presidente do TCE Otávio Lessa de Gerado Santos e endereçada ao desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral.
Entre os inelegíveis está o ex-prefeito de São José da Tapera, sertão de alagoas, José Antônio Cavalcante '' Zé Antônio '' que é pré-candidato a prefeito. Em Tapera, até então se tem definida a pré-candidatura pelo grupo de oposição do Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado Edilson Ramos (PSD). O grupo de situação no município liderado pelo atual prefeito Jarbas Ricardo (PSDB) que não poderá disputar por está em seu segundo mandato apresenta 4 nomes como pré-candidatos a prefeito, são eles: Ex-prefeito José Antônio, Vice-prefeito Suelington Fontes, Vereadores: Dr. Pedrinho e José Arnaldo. O prefeito decidiu manter seu grupo batizado de '' ZPZ '' letras iniciais dos nomes de Zé Antônio, Dr. Pedrinho e Zé Arnaldo para que até as convenções as pesquisas mostrem qual o nome predileto para receber o seu apoio e dos demais e ir a disputa.
Ao decorrer desse período, o nome do ex-prefeito Zé Antônio vem sendo o favorito segundo apontam pesquisas internas encomendadas pelo grupo. Com essa novidade da sua inelegibilidade, tudo pode mudar, e os demais pré-candidatos a prefeitos do grupo tem grandes chances. Cabe ressaltar que mesmo o Tribunal de Contas de Alagoas entregando a lista com a reprovação das contas dos políticos alagoanos, cabe apenas à Justiça Eleitoral decidir sobre a inelegibilidade em cada um dos casos.
Caso a reprovação das contas Públicas apresentada pelo Tribunal de Contas de Alagoas (TCE) não seja analisa até o dia 05 de agosto, e os candidatos com contas reprovadas sejam escolhidos para disputar a eleição 2014, e o TRE aceite a denúncia de ilegibilidade enviada pelo TRE, tais candidatos poderão ter pedido de impugnação de registros das candidaturas. As convenções partidárias serão entre os dias 20 de julho e 05 de agosto.