Claudio Barbosa
CBF define trios fixos e prêmio para os melhores árbitros das Séries A e B

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças na arbitragem do Campeonato Brasileiro, que passam a valer já a partir da 18ª rodada. A primeira delas é a adoção de trios fixos. Na prática, sempre que for possível, os árbitros irão sempre trabalhar com os mesmos assistentes. Os trios só serão desfeitos em caso de afastamento ou lesão.
A segunda mudança é que os árbitros passarão a ser avaliados a cada rodada. Para isso, a CBF criou uma comissão de avaliação que dará uma nota a cada trio que atue nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Ao final do ano, será apresentado o resultado da avaliação e os três melhores trios receberão uma premiação em dinheiro. No total, serão distribuídos R$ 500 mil.
A terceira mudança é quanto ao sistema de sorteio que será adotado a partir de agora. A Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol (CONAF), vai selecionar os 20 trios melhor avaliados, e sorteará entre os jogos estabelecidos na rodada.
A única restrição é que quanto à origem dos árbitros: eles não poderão apitar jogos dos clubes dos estados aos quais são filiados.
De acordo com o que foi divulgado pela CBF, a comissão de avaliação será liderada pelo português Vitor Pereira, que apitou duas Copas do Mundo e foi chefe da comissão de arbitragem da Federação Portuguesa por mais de dez anos. Também farão parte da comissão, os ex-árbitros José Roberto Wright e Cláudio Vinícius Cerdeira.
Ranking
Com base nas notas que forem atribuídas pela comissão, a CBF vai compor um ranking da Comissão Nacional de Arbitragem no campeonato. Esse ranking será atualizado a cada rodada.
Além disso, a comissão de avaliação vai definir as punições a serem aplicadas aos árbitros que cometerem erros e estabelecer um programa de reciclagem com a Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF).
Sobre o blog
Radialista
Arquivos
Últimas notícias

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas

Arapiraca e Ufal avançam na criação de banco de dados para proteção da infância

Polícia Civil prende homem de 72 anos por homicídio ocorrido em Mata Grande
