Politicando

Politicando

Politicando

Boa notícia para os fornecedores de cana de Alagoas

Categoria discute com bancada federal medidas para combater seca

01/02/2017 15h03
Boa notícia para os fornecedores de cana de Alagoas

Uma boa notícia para os fornecedores de cana de açúcar de Alagoas. É que a bancada federal do estado discutiu na manhã desta quarta-feira (01), medidas para combater os efeitos da estiagem que castiga os alagoanos há 06 anos. O setor vem sofrendo com perdas significativas. O evento contou com a participação de Ronaldo Lessa (PDT), Rosinha da Adefal (PT do B), Carimbão (PHS) e o presidente da Asplana, Edgar Filho.

Os parlamentares alagoanos garantiram que irão garantir que os recursos da lei do subsídio sejam liberados para os fornecedores de cana de Alagoas e do Nordeste. O encontro desta quarta-feira (01) foi salutar, uma vez que os agricultores não tem como competir em igualdade de condições com os do Sul e Sudeste do Brasil.

Edgar Filho, presidente da Asplana, comemorou o esforço da bancada federal para garantir que o apoio financeiro aos fornecedores. “Nós viemos buscar soluções para os produtores de cana de açúcar. Os argumentos são favoráveis para liberar o apoio financeiro para os fornecedores. A subvenção é uma equalização, para equilibrar os custos da Região Sul, que é totalmente diferente, principalmente agora, com a questão climática e fica praticamente se produzir no Nordeste sem a subvenção”, destacou.

Para se ter uma ideia da grave seca que castiga Alagoas, os demais estados do Nordeste, e que atinge por tabela os pequenos produtores rurais e fornecedores de cana de açúcar, o primeiro mês deste ano foi um dos mais secos da história.

Os representantes da Asplana vieram solicitar alguma solução. Uma deles é a subvenção. O blog Politicando apurou que a reunião foi proveitosa, uma vez que o pleito da categoria é antigo.

A categoria encontrou na reunião de hoje um apoio muito forte e a bancada federal de Alagoas está engajada e espera que até a próxima semana ter uma resposta positiva sobre a liberação dos subsídios. Resta saber quando esses recursos serão liberados. O homem do campo sofre a cada dia com os efeitos da seca que devasta lavouras, que força os agricultores a saírem da sua própria terra.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos