Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Governo do Estado em alerta por causa das chuvas

Cidades no Litoral Norte são as mais atingidas

25/05/2017 22h10
Governo do Estado em alerta por causa das chuvas

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley, no final da tarde desta quarta-feira (24), recebeu uma ligação do governador Renan Filho, que está em Brasília, para colocar à disposição dos municípios a estrutura do Governo do Estado no caso de qualquer emergência. Muitos prefeitos já acionaram a estrutura das comissões municipais de defesa civil para ficar em alerta.

Os órgãos estaduais estão em alerta 24 horas para atender a população em qualquer situação de emergência. “O governador reforçou que o Estado está preparado e em alerta para apoiar os municípios para que não tenhamos maiores transtornos nesse período de fortes chuvas”, afirmou Hugo.

De Brasília, o governador Renan Filho convocou uma reunião entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Gabinete Civil para análise do quadro das chuvas que caem em todo Estado e dos riscos de enchentes na Capital e no interior. A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) também participou do encontro.

O major Moisés Pereira de Melo, coordenador da Defesa Civil, fez um detalhado relato da situação em todo o Estado e destacou os cuidados com o rio Jacarecica, pois é aquele que está recebendo o maior volume de água e o único, por enquanto, a correr risco de trasbordamento.

“Já deslocamos equipes dos Bombeiros e técnicos da Defesa Civil para as margens do rio Jacarecica, assim como entramos em contato com a Defesa Civil do Município de Maceió, e estamos trabalhando em conjunto”, informou o major Moisés.

Alexandre Ayres, secretário de Estado dos Recursos Hídricos, relatou que os rios Mundaú e Paraíba ainda não correm riscos de enchentes, pelo fato de, até agora, as chuvas em suas cabeceiras, no estado de Pernambuco, não serem intensas.

“Estamos acompanhando, permanentemente, a situação nesses dois rios e nos demais situados nas áreas de chuvas mais intensas. No momento, apenas o Jacarecica apresenta problemas com o aumento do volume de água”.

Alexandre Ayres descreveu também o trabalho da Sala de Alerta, onde é monitorada a situação climática 24 horas por dia, ininterruptamente, e que está sendo acompanhado pela Defesa Civil Estadual e pelos órgãos municipais de Defesa Civil.

 

 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos