Jean Rafael
Malhação das emoções pode gerar estados de felicidade
Por muito tempo se focou nos estados patológicos da mente e suas repercussões no corpo físico, nas relações e no comportamento humano. No entanto, a situação vem mudando com estudos que desafiam a forma como encarávamos estados afetivos que pareciam não ter importância acadêmica. Vários artigos nos falam da importância da gratidão, resiliência e da felicidade para saúde e bem estar.
Nos tempos antes de Sócrates a felicidade era atribuída aos Deuses e após seus conceitos ela passou a depender do homem e de suas decisões. Para isso a filosofia seria o caminho. Hoje se sabe que emoções positivas (amor, gratidão, compaixão e etc.) podem gerar estados de felicidade enquanto que emoções negativas (medo, tristeza, raiva e etc.) podem gerar estado de infelicidade.
Portanto comecei a desenvolver um conceito que só utilizava para o corpo e agora desenvolvo diariamente no campo mental: “Malhação emocional”, ou seja tentar ao longo do dia treinar com muito afinco e disciplina o foco no desenvolvimento e cultivo dessas emoções positivas bem como da compreensão e transmutação das emoções negativas.
Uma das coisas que percebi é que as emoções negativas me levavam a desenvolver comportamentos extremamente nocivos que trazia um vazio existencial intenso. Isso, gerava conflitos dentro do meu lar, no trabalho e no propósito de vida. Hoje elas ainda estão presentes mas muitos foram cedendo espaço para estados emotivos geradores de saúde e bem estar. Por isso, experimente malhar suas emoções.
Sobre o blog
Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.
Arquivos
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
