Jean Rafael
O Brasil está entre os 10 países com maior número de homens tabagistas

Do ano 2000 aos dias atuais praticamente dobrou os casos de morte por conta do cigarro. São cerca de 7 milhões de pessoas que morrem pelo tabagismo e suas complicações a cada ano de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
A OMS, por outro lado, alertou que até 2030, o cigarro irá matar mais de um terço da população mundial, devido as taxas globais de fumantes que não param de crescer. O projeto World Tobacco No Day estimou que os custos com o tabaco em todo o mundo chega a cerca de 2% do PIB Mundial, ou seja, cerca de 1,4 trilhões de dólares. Esses custos são estimados com a saúde diretamente e com a diminuição da produtividade.
A ONG Americana Vital Strategies em parceria com a Sociedade Americana do Câncer em um estudo relata que o Brasil está em nono lugar com 11,1 milhões de fumantes masculinos. Vale salientar que o tabagismo acarreta problemas no coração, pulmões e em muitos outros órgãos do corpo. Nos EUA o câncer de pulmão responde por cerca de 1 / 4 de todas as neoplasias.
Muitas são as frentes no enfrentamento do tabagismo, desde medicamentos, grupos terapêuticos, atividade física, apoio psicoterápico e muitos outros. No entanto, o mais importante é a conscientização dos malefícios do hábito de fumar e dos benefícios que serão alcançados após o enfrentamento e mudança comportamental.
Sobre o blog
Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.
Arquivos
Últimas notícias

Algás impulsiona o uso do GNV em veículos pesados

Acusado de dopar e estuprar jovem no Agreste de AL é considerado foragido da Justiça

Inscrições para cursos do Emprega Mais Alagoas estão abertas para o município de Traipu

Lula sanciona lei de reconstrução dentária no SUS para mulheres vítimas de violência

Trabalhador cai de altura de dez metros no município de Coqueiro Seco
