Bastidores
Arapiraca tem, até agora, quatro candidatos a deputado federal

A segunda maior cidade de Alagoas está carente de represente na câmara federal. Esse é um fato consumado e repetido em verso e prosa pelas rodas de debate político.
Arapiraca chegou a ter de uma vez só dois deputados federais. Entre 1995 e 1998, quando Talvane Albuquerque e Ceci Cunha ocupam os mandatos.
Uma coincidência trágica, já que a justiça julgou e ordenou a prisão de Talvane como mandante responsável pelo assassinato de Ceci, na conhecida “Chacina da Gruta”, em dezembro de 1998.
Quatro anos mais tarde, em 2002, Arapiraca voltou a ocupar uma cadeira no legislativo federal, com Rogério Teófilo, que na ocasião era apoiado pela então prefeita Célia Rocha.
E por falar em Célia, após Teófilo perder a reeleição em 2006, ela assumiu o posto e ganhou o pleito de 2010, sendo a segunda mais votada. Só que dois anos mais tarde abriu mão da vaga para se tornar prefeita pela terceira vez.
Agora, a cidade tem pelo menos quatro candidatos na disputa de outubro. São eles:
- O deputado Severino Pessoa está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa. Tem se fortalecido muito nos últimos anos, inclusive com a eleição da esposa, Fabiana Pessoa, como vice-prefeita e que agora será candidata à estadual.
- O ex-vereador Dorge do Queijo. Ocupou uma das cadeiras na câmara municipal por oito anos, mas acabou sendo derrotado na eleição passada. Em 2014, concorreu na disputa para federal e obteve pouco mais de 7 mil votos.
- O empresário Ricardo Barreto foi candidato a vice-prefeito na chapa de Rogério Teófilo em 2012, perdendo para Célia Rocha. Em janeiro do ano passado tomou posse como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, mas decidiu renunciar em abril deste ano para poder enfrentar o pleito.
- O advogado Ricardo Marques. Menos conhecido entre os três acima citados, mas que tem seu nome veiculado constantemente em festas e adesvios colados em automoveis.
Além dos quatro, muito se fala no vice-governador Luciano Barbosa se lançar como candidato a deputado federal, porém a possibilidade é cada vez mais remota com a aproximação da eleição e a oportunidade dele formar, novamente, a chapa para o governo com Renan Filho.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Foragido da justiça por homicídio é preso em Marechal Deodoro

Litoral Norte tem reforço no policiamento durante Carnaval

Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares

Incêndio atinge quarto de pousada na Pajuçara

Prefeito de Olivença veta recursos aos blocos após aproximação de foliões com a oposição
