Bastidores
Arapiraca tem, até agora, quatro candidatos a deputado federal
A segunda maior cidade de Alagoas está carente de represente na câmara federal. Esse é um fato consumado e repetido em verso e prosa pelas rodas de debate político.
Arapiraca chegou a ter de uma vez só dois deputados federais. Entre 1995 e 1998, quando Talvane Albuquerque e Ceci Cunha ocupam os mandatos.
Uma coincidência trágica, já que a justiça julgou e ordenou a prisão de Talvane como mandante responsável pelo assassinato de Ceci, na conhecida “Chacina da Gruta”, em dezembro de 1998.
Quatro anos mais tarde, em 2002, Arapiraca voltou a ocupar uma cadeira no legislativo federal, com Rogério Teófilo, que na ocasião era apoiado pela então prefeita Célia Rocha.
E por falar em Célia, após Teófilo perder a reeleição em 2006, ela assumiu o posto e ganhou o pleito de 2010, sendo a segunda mais votada. Só que dois anos mais tarde abriu mão da vaga para se tornar prefeita pela terceira vez.
Agora, a cidade tem pelo menos quatro candidatos na disputa de outubro. São eles:
- O deputado Severino Pessoa está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa. Tem se fortalecido muito nos últimos anos, inclusive com a eleição da esposa, Fabiana Pessoa, como vice-prefeita e que agora será candidata à estadual.
- O ex-vereador Dorge do Queijo. Ocupou uma das cadeiras na câmara municipal por oito anos, mas acabou sendo derrotado na eleição passada. Em 2014, concorreu na disputa para federal e obteve pouco mais de 7 mil votos.
- O empresário Ricardo Barreto foi candidato a vice-prefeito na chapa de Rogério Teófilo em 2012, perdendo para Célia Rocha. Em janeiro do ano passado tomou posse como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, mas decidiu renunciar em abril deste ano para poder enfrentar o pleito.
- O advogado Ricardo Marques. Menos conhecido entre os três acima citados, mas que tem seu nome veiculado constantemente em festas e adesvios colados em automoveis.
Além dos quatro, muito se fala no vice-governador Luciano Barbosa se lançar como candidato a deputado federal, porém a possibilidade é cada vez mais remota com a aproximação da eleição e a oportunidade dele formar, novamente, a chapa para o governo com Renan Filho.
Sobre o blog
Blog focado em política.