Blog do Tinho
A pedido de JHC, Câmara Federal realiza Comissão Geral sobre os Precatórios do FUNDEF
JHC quer garantir investimentos integral na Educação com a garantir dos 60% do Magistério.
A Câmara reúne-se nesta quarta-feira (19) para debater a apuração, liberação e aplicação dos recursos referentes às parcelas calculadas de forma equivocada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb-Fundef) nos municípios brasileiros.
O debate atende a requerimento do deputado JHC (PSB-AL). Ele explica que, por conta de uma divergência no cálculo, estados e inúmeros municípios discutiam na justiça o método de cálculo dos valores repassados pelo Fundeb.
Eles pediam que os valores fossem calculados de forma igualitária, uma vez que o governo federal estipulou que cada município deveria receber repasses de valores divergentes. O método de cálculo do governo federal foi considerado incorreto pelo STJ, que negou recurso da União e decretou o trânsito em julgado.
“Estima-se que o valor total a ser repassado em virtude do cálculo errôneo pode alcançar o montante de R$ 90 bilhões. Somente em Alagoas, os órgãos de fiscalização foram informados de que 41 prefeituras vão receber aproximadamente R$ 1 bilhão a título de precatórios, em razão do recálculo determinado pela sentença do STJ”, explica.
JHC entende que a Comissão Geral é importante para “dar o máximo de publicidade e garantir ampla participação democrática no intuito de conferir a mais elevada legitimidade popular possível ao repasse desses recursos”.
A reunião será a partir das 14 horas, no plenário Ulysses Guimarães.
Com: Agência Câmara
Sobre o blog
Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874, Assessor de Imprensa.
Arquivos
Últimas notícias
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Prefeitura de Arapiraca divulga nova data das provas do concurso da Educação
Árvore cai, atinge veículo estacionado e bloqueia rua no bairro do Prado
Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca
IML de Arapiraca localiza familiares de homem natural de Fernando de Noronha (PE)
