Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Articulado pelo Deputado Antônio Albuquerque, movimento pede alteração de nome do Estádio 'Rei Pelé' para 'Rainha Marta'

12/03/2019 22h10
Articulado pelo Deputado Antônio Albuquerque, movimento pede alteração de nome do Estádio 'Rei Pelé' para 'Rainha Marta'

Mais uma vez, estão tentando mudar o nome do Estádio Rei Pelé, mais conhecido pela torcida como “Trapichão”, em Alagoas, para Rainha Marta. Anteriormente, em 2008, o deputado estadual Timóteo Correia já havia apresentado um projeto de lei na Assembleia Legislativa Alagoana solicitando a mudança.

Na época, Timóteo afirmou: “O nome Rei Pelé se deve a uma euforia do governador da época em homenagear o jogador. Mas foi tudo feito à revelia. Não preciso conversar com a Marta para saber que vai gostar do que estou pleiteando na Assembleia”. O projeto, porém, não foi aprovado, mesmo tendo sido votado por 15 de 21 deputados presentes na sessão.

Segundo o governador alagoano da época, Teotônio Vilela Filho (PSDB), a mudança de nome seria um “deselegância e descortesia contra o maior atleta de todos os tempos”.

Quase 11 anos após a tentativa, o deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB-AL) decidiu tentar o feito novamente. O deputado não deixa de reconhecer a relevância de Pelé para o esporte brasileiro e mundial e, pelo fato do estádio ter sido inaugurado em 1970, ele acredita que o nome foi escolhido usando a conquista da Copa do Mundo do México como gancho.

Ele, porém, contesta a falta de laços do Rei Pelé com o Estádio. “A escolha de seu nome para designar o estádio inaugurado aqui em Alagoas provavelmente decorreu em razão do êxtase da conquista da copa do mundo de 1970, descuidando, porém, da absoluta ausência de laços entre aquele homenageado com o Estado e com o futebol alagoano, fatos incontestáveis e que devem ser ponderados”. Marta é nascida no estado de Alagoas, na cidade de Dois Riachos, cerca de 193km de Maceió.

As redes sociais estão tomadas da hashtag #EstadioRainhaMarta, além de ter uma petição que chega a quase 3 mil assinaturas apoiando a causa, feita pelo próprio povo alagoano que afirma sentir-se muito mais representado por Marta. A intenção não é desmerecer Pelé, mas sim, reconhecer o que a seis vezes melhor do mundo tem feito pelo esporte.

Além do mais, os jogos do time do coração de Marta, CSA, que neste ano disputará a Série A do Campeonato Brasileiro, são mandados no Trapichão.

 

Com: espnW

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos