Blog do Tinho
Projeto de Jó Pereira, sobre às doulas e o parto humanizado é aprovado na Assembleia Legislativa de Alagoas
De autoria da deputada Jó Pereira, o Projeto de Lei (PL) que garante a presença de doulas - sempre que solicitada pela parturiente - durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato na rede pública e privada de saúde em Alagoas foi aprovado em primeira votação na sessão desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa.
Do grego “mulher que serve”, a palavra doula se refere hoje àquela que dá suporte físico e emocional a outras mulheres, antes, durante e após o parto. Conforme a proposta, que também regulamenta o acompanhamento realizado por essas profissionais, a presença das doulas deve ocorrer sem vínculos empregatícios e sem ônus para os estabelecimentos de saúde.
Na justificativa do PL, Jó destaca que vários estudos demonstram que, com o acompanhamento de doula, o parto evolui com maior tranquilidade e rapidez e menos complicações, reduzindo o risco de cesáreas, partos instrumentalizados e uso de analgésicos e ocitocina. As doulas atuam também como agentes inibidores da violência obstétrica e propagadores do parto humanizado.
Além dos benefícios para a mãe e para o bebê, a parlamentar pontua ainda as vantagens de tal acompanhamento para o Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece um serviço de mais qualidade, com custos reduzidos.
Alteração
O outro PL aprovado, também de autoria de Jó Pereira, altera a lei – promulgada em março de 2017 – que garante o direito ao parto humanizado nos estabelecimentos públicos de saúde, definindo uma série de critérios que caracterizam a assistência humanizada ao parto, a exemplo da oportunidade de escolha dos métodos natais por parte da parturiente, sempre que não implicar risco para sua segurança ou do nascituro e do fornecimento de um Plano Individual de Parto à gestante.
A alteração principal na lei (de autoria da própria parlamentar) estende a garantia ao parto humanizado às gestantes atendidas não somente pelo SUS, mas nas redes de saúde privadas, próprias e conveniadas.
Comenda
Os deputados aprovaram ainda o Projeto de Resolução, de autoria da deputada, concedendo a Comenda Divaldo Suruagy ao engenheiro civil e empresário Luiz Henrique Fernando Coelho.
Sobre o blog
Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874, Assessor de Imprensa.
Arquivos
Últimas notícias
desde o dia 21
Polícia procura por homem que desapareceu em Maceió
PREVIDÊNCIA SOCIAL
INSS começa a pagar 13º salário aos aposentados e pensionistas beneficiados este ano
Tentativa de homicídio
Homem de 47 anos é alvo de disparos de arma de fogo em Olho d'Água do Casado
Mais um Homicídio
Homem morre em hospital após ser atingido por disparos de arma de fogo em Campo Alegre
Nasceu de novo!
'Sobrevivente’ desistiu de embarcar em ônibus horas antes da tragédia
POLÍTICA