Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

JHC quer Comissão Externa para fiscalizar o aumento de Desmatamento em áreas da Floresta Amazônica

A Comissão vai acompanhar também a deficiência nos mecanismos de prevenção, investigação e punição do Estado e Terceiro Setor.

21/08/2019 18h06
JHC quer Comissão Externa para fiscalizar o aumento de Desmatamento em áreas da Floresta Amazônica

O Deputado Federal alagoano JHC (PSB/AL), que desde os tempos de Assembleia Legislativa, tem se sido uma voz favorável à proteção do meio ambiente, a exemplo da defesa das energias limpas, protocolou requerimento na Câmara Federal solicitando a criação da Comissão Temporária Externa para acompanhar e fiscalizar o aumento de desmatamento em áreas da Floresta Amazônica e a deficiência nos mecanismos de prevenção, investigação e punição do Estado e Terceiro Setor.

JHC justifica a necessidade da Comissão e aponta que tem crescido o desmatamento, 6,8 mil km² da Floresta Amazônica poderiam estar sob desmate, de acordo com dados do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e notícias corriqueiramente divulgadas. E isso também tem afetado diretamente a imagem do Brasil no exterior, e consequentemente, setores pujantes da economia.

“De forma geral, a imagem externa do Brasil tem sofrido deterioração com reflexos profundos em uma das áreas mais pujantes e exemplares da nossa economia: o agronegócio, que tem – de igual forma – suportado processo de vilanização que já se traduz nas vedações em exportações”, disse.

O deputado ainda pontuou que o debate tem que ser mais profundo e mais voltado à questão social, ambiental e econômica, do que os que se tem travado atualmente.

“O debate político, ainda que guarde importância, tem permanecido na superfície, com acusações mútuas de lado a lado, sem que se aprofunde nos motivos pelos quais a Floresta Amazônica se encontra no atual estado de coisas, enquanto isso perece uma área de indiscutível importância ambiental, social, econômica – porquanto possível ser explorada de forma sustentável, haja vista sua inigualável biodiversidade; é, portanto, área cujo projeto de bioeconomia e biotecnologia – inclusive com repercussões na 4ª revolução Industrial-devem ser encarados de forma absolutamente série, técnica e racional”, afirmou JHC.

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos