Blog do Tinho
JHC é o único deputado de Alagoas a votar contra ao imoral Aumento do Fundo Partidário
Projeto ainda prevê “afrouxamento” de punições e uso dos recursos pelos partidos.
Em um momento em que se anunciam cortes em áreas prioritárias e fundamentas, como Educação, a Câmara Federal aprovou, na noite desta terça-feira 3, projeto de lei que abre brecha para aumentar o valor do fundo eleitoral a ser usado no financiamento das campanhas.
Dos nove Deputados Federais de Alagoas, apenas o Deputado Federal JHC (PSB/AL), votou contrário à manobra que possibilidade o Aumento do Fundo Eleitoral.
O projeto deixa indefinido o valor das emendas que irá compor o fundo – determinado pela Lei Orçamentária Anual (LOA) –, abrindo brecha para que seja mais do que os atuais 30%, deixando a cargo do relator do projeto de lei da LOA estabelecer o valor.
O documento também estabelece que, se um partido abrir mão do dinheiro do fundo eleitoral, esse montante será redistribuído entre as demais legendas. O Projeto flexibiliza e permite, ainda, que os partidos/candidatos usem o dinheiro para patrocinar postagens nas redes sociais.
O projeto ainda afrouxa regras para as legendas e punições eleitorais e prevê alterações que podem trazer novos custos indiretos à União, como a volta do programa partidário no rádio e na TV, extinto em 2017 para criação do fundo eleitoral.
Foram 263 votos a favor e 144 contra, e mesmo com os constantes cortes anunciados pelo governo federal, os recursos para campanhas eleitorais devem aumentar, para além dos R$ 2,5 bilhões, a ser corrigidos, anunciados pelo Ministério da Economia.
Sobre o blog
Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874, Assessor de Imprensa.
Arquivos
Últimas notícias
Queda de moto deixa duas pessoas feridas no povoado Canaã em Arapiraca
Polícia prende três suspeitos por envolvimento no desaparecimento de idoso em Maceió
Jovem de 23 anos fica ferida após queda de moto em União dos Palmares
Matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta
Funcionários da Ambev morrem após vazamento de gás em unidade do Rio
