Bastidores

Bastidores

Bastidores

Gilvania Barros: de Girau, direto para o coração de Arapiraca

26/09/2019 20h08
Gilvania Barros: de Girau, direto para o coração de Arapiraca

Gilvania Gomes de Barros Pereira, vereadora por Arapiraca,  no seu quarto mandato, acredita na política do bem, na família, na reciprocidade, na fé de que o bem existe para todos, na cidadania plena, e na sua força de estar na luta para melhorar a vida de quem mais precisa de assistência. Uma menina nascida em Girau do Ponciano. A caçula, de oito irmãos, teve a sua formação escolar entre Girau e Arapiraca, cidade vizinha. Aluna de escola pública, habilitou-se para o magistério, onde, ainda muito nova, começa a dar os seus primeiros passos em salas de aula. Casou-se, e veio morar em Arapiraca, onde teve os seus três filhos.


“A política está presente na minha vida, desde eu pequena, lá em casa, em Girau. Meu pai, Zeca Barros, uma pessoa acolhedora, sempre teve a nossa casa muito frequentada por seus amigos, compadres, políticos, ou quem precisasse dele. Minha mãe, Dona Lelice, acompanhava e recebia todos que iam lá em casa, de braços abertos. Até Dom Constantino e o frei Damião nos deram a Honra e a graça de suas abençoadas visitas”, eu ainda era uma menininha do interior, relembra Gilvania Barros. Já em Arapiraca, Casa-se, e se muda de vez para a cidade. Contudo, continua a sua peregrinação. As reuniões,  os encontros, as ações políticas continuam. “Sempre busquei entender e conhecer a necessidade das pessoas, de uma comunidade, do que ela mais precisa”, fala Gilvania.

O ex-presidente da Câmara de Arapiraca e ex-vereador  Ted Pereira, seu marido, atuava junto ao pai, Ismael Pereira, deputado estadual, à época. Ele conheceu de perto o incansável trabalho e compromisso de sua esposa e companheira, agora com três filhos,  tanto no trato com a família, como também, com as pessoas que a procuravam. Erradicada e mais do que ninguém, filha também de Arapiraca, elege-se vereadora em 2005, com uma votação que surpreende o circulo político arapiraquense.


Eleita, também, Presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Gilvania Barros, dá início ao seu trabalho parlamentar, junto às comunidades que tanto visitara.
“Tive a grande ajuda da minha querida sogra, Dona Ceci. Ela cuidava das coisas em casa, enquanto eu estava no meu trabalho, em favor das causas e das pessoas  de Arapiraca. Minha família é o meu porto seguro, e a minha fé no bem é fonte de uma força que me acompanha”, falou Gilvania. Revendo o seu histórico de atuação por Arapiraca, constatou-se que Gilvania Barros tem ações em 31 bairros dos 41 existentes em Arapiraca.  Dos 64 povoados do município, Gilvania atendeu as reivindicações,  em 34 deles.


“Pauto a minha vida pública no acolhimento às pessoas. A participação da sociedade civil, na política e no controle das ações da Administração Municipal, é fundamental. Tenho indicado várias entidades sem fins lucrativos à condição de utilidade pública, justamente para dar vez e voz à comunidade. Ela é que sabe o que precisa e o direito pleno à cidadania. Cabe apenas, a nós vereadores e vereadoras, a obrigação e o compromisso de atender e fazer acontecer as reivindicações da sociedade, e principalmente de quem mais precisa da saúde, educação, oportunidades de geração de rendas, e por onde as políticas públicas que podermos formular beneficie, de fato, a população, as pessoas simples que fazem de arapiraca o grande centro do Agreste e Sertão, como também, de todo o Estado de Alagoas”, finalizou Gilvania Barros.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos