Blog do André Avlis
E se você fosse Tite, quem escalaria?
Sem os jogadores que atuam no futebol inglês, Brasil volta a campo pelas Eliminatórias nesta quinta-feira, contra o Chile. Montei meu "11 inicial", confiram
Passado o problema, agora a busca é por solução.
Pela nona rodada, a seleção brasileira volta a campo nesta quinta-feira (02), contra o Chile, em Santiago, às 22h (horário de Brasília), dando início a 'rodada tripla' das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022.
A Argentina será o próximo adversário - em jogo atrasado da sexta rodada -, na Neo Química Arena, domingo (05), às 16h. Na sequência, pela 10ª rodada, o adversário será o Peru; quinta-feira (09), na Arena de Pernambuco, ás 21h30.
O Brasil é o líder e está invicto na competição. São seis jogos e seis vitórias; 16 gols marcados e apenas dois sofridos.
Antes da convocação, o técnico Tite um grande problema: a ausência de jogadores importantes. Uma vez que os clubes da Premier League e a própria liga não liberaram os jogadores convocados.
Dessa forma, os goleiros Alisson (Liverpool) e Ederson (M. City), o zagueiro Thiago Silva (Chelsea) e os atacantes Richarlison (Everton), Gabriel Jesus (M.City), Raphinha (Ledds) e Roberto Firmino (Liverpool), foram "barrados no baile".
Em seus lugares, Tite chamou os goleiros Santos (Athlético) e Everson (Atlético-MG), o zagueiro Miranda (São Paulo), os meio-campistas Gerson (O. Marselhe) e Edenilson (Internacional), e os atacantes Hulk (Atlético-MG), Malcom (Zenit) e Vinícius Júnior (Real Madrid).
Dito isto, quem escalar? Qual esquema usar? Que conceito aplicar? Qual estrutura utilizar?
Uma coisa é certa e óbvia: é praticamente impossível que haja um alto grau de entrosamento entre esses jogadores. O tempo mínimo de trabalho e preparação faz que esse fator seja iminente. Embora exista uma enorme qualidade no aspecto individual e técnico.
Particularmente, acho interessante a ideia utilizada nos últimos jogos. Especialmente as variações de sistema aplicadas. Quando ora o time se posta no 4-2-3-1, ora no 4-1-4-1 ou no 4-2-4, quando ataca.
Já na parte defensiva, Tite vem implantando as duas linha de quatro, junto da 'descida' de um homem de meio - na maioria das vezes - para fazer uma linha de cinco na defesa.
Mas se você fosse Tite, quem escalaria?
Eu montaria o time num 4-2-3-1, logicamente com as possibilidades de variações. Então, meu 11 inicial seria: Weverton; Daniel Alves, Marquinhos, Éder Militão e Arana; Casemiro, Gerson, Everton Ribeiro, Neymar e Hulk; Gabriel Barbosa.
A ideia é ter um time com mobilidade, saída de bola e agressivo ao atacar. Uma vez que as características destes jogadores, é de movimentação, dinâmica, abertura de espaços e aproximação.
Além disso, a troca de posições também seria um fator importante. Já que eles têm facilidade para flutuar, não guardar posição e principalmente: sabem improvisar. Ou seja, podem decidir na individualidade.
Na defesa, uma base foi mantida e certamente os conceitos também seriam. Com alguns ajustes, certamente. Pois a lucidez e solidez tática é um dos pontos altos da seleção brasileira.
Meu time está montado e o seu?
Arquivos
Últimas notícias
Queda de moto deixa duas pessoas feridas no povoado Canaã, em Arapiraca
Polícia prende três suspeitos por envolvimento no desaparecimento de idoso em Maceió
Jovem de 23 anos fica ferida após queda de moto em União dos Palmares
Matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta
Funcionários da Ambev morrem após vazamento de gás em unidade do Rio
