Bastidores

Bastidores

Bastidores

Agentes de saúde de Limoeiro de Anadia ameaçam paralisação se não houver repasse de valores retidos

Gratificações do Programa Previne Brasil não são pagas desde junho, apesar do repasse pelo Ministério da Saúde; Secretário de saúde permanece em silêncio

20/10/2021 18h06 - Atualizado em 20/10/2021 18h06
Agentes de saúde de Limoeiro de Anadia ameaçam paralisação se não houver repasse de valores retidos

Agentes comunitários de saúde e outros servidores da área do município de Limoeiro de Anadia, distante 22 Km de Arapiraca, ameaçam paralisação de suas atividades ainda em Outubro, caso a prefeitura não efetue o pagamento da gratificação relativa ao programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. A verba, segundo informações obtidas pelo Portal 7 Segundos, foi repassada ao município mas não é paga aos servidores há pelo menos quatro meses.

Durante este período, a secretaria de saúde do município recebeu, via Ministério da Saúde, quatro parcelas de R$ 45.150,00 mensais, resultando no valor total de R$ 180.600,00. Parte desses recursos diz respeito a gratificação por desempenho, que deveria ser repassada aos profissionais por terem obtido êxito nos meses anteriores nos indicadores observados pelo órgão federal.

O Portal 7 Segundos foi procurado por um representante dos agentes, que sob condição de anonimato, revelou que os profissionais da área estão revoltados com o silêncio do secretário de saúde, Felipe Soares de Oliveira, sobre o assunto. Além de secretário, Felipe é vice-prefeito do município, cujo gestor é James Marlan Ferreira (PP). Segundo o representante, cerca de 70 agentes comunitários de saúde estão sem receber a gratificação.

Servidores afirmam que exerceram de forma satisfatória os indicadores que são avaliados pelo governo federal, como proporção de gestantes com exames realizados, consultas de pré-natal, atendimento odontológico e exames de citopatologia, além de cobertura vacinal para crianças e monitoramento de pacientes com doenças crônicas.

A assessoria de comunicação do município afirmou que as informações publicadas pelo 7 Segundos está sendo avaliada, e posteriormente será lançada uma nota de esclarecimento através dos veículos de comunicação oficias da prefeitura.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos