Bastidores
Galeria no Centro Administrativo reúne histórias de todos os ex-prefeitos de Arapiraca
Mural com informações de todas as gestões da cidade será um dos atrativos do Centro Administrativo da cidade
Em conjunto com as comemorações dos 97 anos de Arapiraca, o Portal 7 Segundos vem produzindo uma série de reportagens especiais sobre o aniversário da capital do agreste. Dentro dessas festividades, a prefeitura vai inaugurar, nos próximos dias, uma galeria de todos os ex-prefeitos da cidade, desde Esperidião Rodrigues da Silva, eleito em 1924, até o atual gestor, Luciano Barbosa (MDB). Quem for ao local, pode se deliciar com uma saborosa viagem no tempo, rememorando os ex-gestores e todos os fatos contemporâneos a cada prefeito.
Além de todas as fotografias, o mural conta também com pequenas narrativas do período em que cada prefeito governou a cidade, levantando todas as histórias (nem sempre felizes) de suas gestões à frente do município.
É possível relembrar, passeando pelo memorial, que José Gomes Novais, segundo prefeito da cidade, suicidou-se apenas quatro meses após assumir o mandato, em 8 de maio de 1928. Ou que durante 16 anos, entre 1932 e 1948, Arapiraca teve seus gestores nomeados pelo governador do estado, conforme as leis do Estado Novo.
Entre 1964 e 1985, período da ditadura militar no Brasil, dos sete prefeitos que governaram a cidade, quatro eram da Arena, a Aliança Renovadora Nacional, partido vinculado aos generais que governavam o país (João Lúcio da Silva, João Batista Pereira da Silva, José Babrosa de Oliveira e Severino Leão Barbosa), e apenas dois foram do MDB, partido de oposição oficial (Higino Vital da Silva e Agripino Alexandre).
A galeria também revela a primeira mulher da história a governar Arapiraca, a médica Célia Rocha, e por três mandatos (1997-2000, 2001-2004 e 2013-2016). Outra curiosidade é que o PSD é o partido que mais elegeu gestores em Arapiraca – não o atual PSD, partido de Gilberto Kassab, mas o extinto. Foram seis prefeitos da legenda, de forma consecutiva, entre 1941 e 1955, porém apenas dois eleitos – os demais nomeados pelos governadores.
A galeria está localizada no Centro Administrativo da cidade, e é mais um belo atrativo a quem vai ao local. A visitação estará disponível em breve, durante o horário de expediente do centro.
Sobre o blog
Blog focado em política.