Bastidores

Bastidores

Bastidores

Galeria no Centro Administrativo reúne histórias de todos os ex-prefeitos de Arapiraca

Mural com informações de todas as gestões da cidade será um dos atrativos do Centro Administrativo da cidade

28/10/2021 18h06 - Atualizado em 28/10/2021 18h06
Galeria no Centro Administrativo reúne histórias  de todos os ex-prefeitos de Arapiraca

Em conjunto com as comemorações dos 97 anos de Arapiraca, o Portal 7 Segundos vem produzindo uma série de reportagens especiais sobre o aniversário da capital do agreste. Dentro dessas festividades, a prefeitura vai inaugurar, nos próximos dias, uma galeria de todos os ex-prefeitos da cidade, desde Esperidião Rodrigues da Silva, eleito em 1924, até o atual gestor, Luciano Barbosa (MDB). Quem for ao local, pode se deliciar com uma saborosa viagem no tempo, rememorando os ex-gestores e todos os fatos contemporâneos a cada prefeito.

Além de todas as fotografias, o mural conta também com pequenas narrativas do período em que cada prefeito governou a cidade, levantando todas as histórias (nem sempre felizes) de suas gestões à frente do município.

É possível relembrar, passeando pelo memorial, que José Gomes Novais, segundo prefeito da cidade, suicidou-se apenas quatro meses após assumir o mandato, em 8 de maio de 1928. Ou que durante 16 anos, entre 1932 e 1948, Arapiraca teve seus gestores nomeados pelo governador do estado, conforme as leis do Estado Novo.

Entre 1964 e 1985, período da ditadura militar no Brasil, dos sete prefeitos que governaram a cidade, quatro eram da Arena, a Aliança Renovadora Nacional, partido vinculado aos generais que governavam o país (João Lúcio da Silva, João Batista Pereira da Silva, José Babrosa de Oliveira e Severino Leão Barbosa), e apenas dois foram do MDB, partido de oposição oficial (Higino Vital da Silva e Agripino Alexandre).

A galeria também revela a primeira mulher da história a governar Arapiraca, a médica Célia Rocha, e por três mandatos (1997-2000, 2001-2004 e 2013-2016). Outra curiosidade é que o PSD é o partido que mais elegeu gestores em Arapiraca – não o atual PSD, partido de Gilberto Kassab, mas o extinto. Foram seis prefeitos da legenda, de forma consecutiva, entre 1941 e 1955, porém apenas dois eleitos – os demais nomeados pelos governadores.

A galeria está localizada no Centro Administrativo da cidade, e é mais um belo atrativo a quem vai ao local. A visitação estará disponível em breve, durante o horário de expediente do centro.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos