Bastidores

Bastidores

Bastidores

Arthur e Renans se esforçam para ser ‘escolhidos’ por Luciano Barbosa

Grupos políticos se revezam em eventos públicos e elogios ao prefeito e seu filho, pré-candidato a deputado

17/11/2021 18h06 - Atualizado em 17/11/2021 18h06
Arthur e Renans se esforçam para ser ‘escolhidos’ por Luciano Barbosa

O questionamento mais frequente nas rodas de conversa política, neste momento, tem sido o destino de Luciano Barbosa nas eleições de 2022. Em qual palanque o prefeito irá subir, e ajudar com sua popularidade em toda Arapiraca e região Agreste?

Alguns indícios dão conta de que esta decisão não será tomada agora. Como prefeito em primeiro ano de mandato, Barbosa faz o dever de casa: recebe todos os grupos políticos que desejem colocar aqui suas emendas parlamentares ou investimentos. Tem sido assim com o senador Collor e o deputado Arthur Lira, bem como com o governador Renan Filho.

Barbosa recebe bem, tece elogios públicos, corta fitas de inauguração, faz a papel de bom anfitrião – mas a nenhum deles, prometeu apoio abertamente em 2022.

Outra questão importante pesa na decisão do prefeito: a candidatura do seu filho, Daniel Barbosa, a deputado federal. Admitida pelo próprio Daniel em entrevista ao blog Bastidores, suas pretensões eleitorais dependem de um grupo político para chamar de seu – leia-se uma legenda viável. Quem oferecer a melhor “oferta”, recebe de volta o apoio e a popularidade do prefeito.

Arthur Lira e os Calheiros se revezam na função de elogiar Daniel e a gestão de Luciano publicamente. Em evento na emancipação política de Arapiraca, Lira disse: “Leva Daniel, esse nome de Arapiraca para Brasília se Deus quiser, e venha com força para prestar um grande serviço para Alagoas”, disse na abertura do discurso, provocando aplausos de boa parte da plateia presente no local, formada por prefeitos do interior alagoano e autoridades locais.

Alguns dias depois, em evento na Vila Aparecida, foi a vez do senador Renan Calheiros. “Luciano Barbosa é o melhor prefeito da história de Arapiraca. E Daniel Barbosa é uma das esperanças do nosso partido no avanço do estado de Alagoas”, afirmou para uma plateia que também o aplaudiu.

Por último, e talvez o aspecto mais importante: a capacidade de Luciano de superar de fato o desentendimento eleitoral de 2020. Se não fosse a justiça, o empenho pessoal e claro, a vontade do povo arapiraquense, Barbosa hoje não seria o prefeito de Arapiraca, sucumbido pelo projeto de poder dos Calheiros, que queriam deixá-lo como governador tampão, para que Renan Filho pudesse ser senador em paz.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos