Bastidores

Bastidores

Bastidores

Pega fogo: eleições da OAB/AL e subseções acontecem nesta sexta em clima acalorado

Duas chapas disputam a preferência dos advogados alagoanos

19/11/2021 07h07
Pega fogo: eleições da OAB/AL e subseções acontecem nesta sexta em clima acalorado

Esta sexta-feira 19 promete ser agitada para os advogados alagoanos. A categoria escolhe, em todo o estado, seus representantes na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, e em mais oito subseções pelo interior. Duas chapas dividem a preferência dos advogados, no que promete ser a disputa mais acalorada dos últimos anos na entidade.

Além de dirigir um conglomerado que representa milhares de advogados em todo o estado e gerenciar volumosos recursos financeiros, há outras implicações de fundo político que beneficiarão os futuros dirigentes da OAB/AL, como as indicações ao conselho federal da entidade e a escolha do futuro desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Esta semana, o plenário da ALE aprovou um projeto de lei que cria três novas vagas de desembargador do TJ/AL. Uma delas caberá ao chamado “quinto constitucional”, a qual prevê que 1/5 (um quinto) dos membros de tribunais brasileiros sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público. Caberá à OAB indicar uma lista tríplice, que será apreciada pelo futuro governador do estado, a qum cabe a decisão final.

Segundo os bastidores, as duas chapas concorrentes derivam de um único grupo que dirige a OAB/AL até então: Ednaldo Maiorano foi o candidato escolhido pela atual gestão e tem a advogada Manuela Gatto como vice, enquanto Vagner Paes, atual vice-presidente, resolveu lançar-se de forma independente ao ser preterido pelo grupo de situação, tendo a advogada Natalia Von Sohsten como vice.

Desde o início do processo eleitoral, a campanha tem sido marcada por discursos acalorados e acusações de ambos os lados – bem diferente da polidez e liturgia do cargo de advogado que se propaga publicamente.

Os lançamentos das duas campanhas foram questionados juridicamente pelas chapas. Primeiro a chapa 2 acusou os adversários de fazerem sua atividade de lançamento num espaço público (o lago da Perucaba, em Arapiraca) sem as devidas autorizações e pagamento de taxas por uso do espaço público. Logo depois, foi a vez da chapa 1 acusar o grupo de Wagner Paes de contratar um teatro para o lançamento da sua chapa utilizando recursos da OAB, e não da campanha.

De acordo com bastidores apurados pelo blog, não há um alto grau de favoritismo para nenhuma das chapas na disputa, embora alguns advogados sob condição de anonimato tenham dito que a vitória é mais provável para a chapa Maiorano/Manuela. A votação acontece durante toda a sexta-feira (19), em urnas eletrônicas disponibilizadas pelo TRE/AL. O resultado deve ser conhecido ainda na noite de sexta.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos