Bastidores

Bastidores

Bastidores

Servidores de Limoeiro de Anadia recebem carta cobrando empréstimo descontado pela prefeitura

Repasses relativos ao mês de outubro não foram direcionados ao banco, segundo documentos obtidos pelo Portal 7 Segundos

24/11/2021 18h06 - Atualizado em 24/11/2021 18h06
Servidores de Limoeiro de Anadia recebem carta cobrando empréstimo descontado pela prefeitura

Servidores municipais de Limoeiro de Anadia, distante 22 km de Arapiraca, entraram em contato com o Portal 7 Segundos, na manhã desta quarta-feira (24), reclamando que estão recebendo correspondências com cobrança da Caixa Econômica Federal, relativa a empréstimos consignados contratados e não recebidos pelo banco.

O consignado é uma modalidade legal de empréstimo feita por bancos, na qual a prefeitura firma um convênio com a Caixa, e desconta as parcelas mensalmente direto no salário do servidor. Na correspondência à qual o 7 Segundos teve acesso, intitulada pelo banco de “Informe de Não Repasse”, a instituição afirma que até a emissão da carta, datada do começo do mês de novembro, “não registramos o repasse da parcela do seu contrato de consignação”, diz trecho.

O documento diz ainda que o destinatário deve procurar a Caixa, munido de seu contracheque, para receber orientações sobre como proceder. Nos comunicados aos quais o portal teve acesso, a parcela descontada e não repassada ao banco é relativa ao mês de outubro de 2021.

De acordo com a lei 10.820/2003, conhecida como a lei dos empréstimos consignados, a instituição financeira está autorizada a cobrar do beneficiário do empréstimo os valores não repassados, incluindo a colocação do nome do devedor nos serviços de proteção de crédito, como Serasa e SPC. Os próprios bancos também mantém um serviço de score, que impede com que pessoas com restrições com uma instituição possam efetuar operações de crédito em qualquer outro banco.

Contactada, a assessoria de comunicação do município informou que está buscando informações junto à Secretaria de Finanças. Informou ainda que quaisquer informações serão fornecidas posteriormente, nos meios de comunicação oficiais da prefeitura. Esta matéria será atualizada assim que houver uma resposta.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos