Bastidores
STF nega recurso do governo estadual e confirma bloqueio de 1 bi de recursos da concessão da água
Julgamento virtual optou pela manutenção do bloqueio

Em julgamento virtual ocorrido durante esta sexta-feira (26), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão liminar proferida pelo ministro Edson Fachin, e manteve o bloqueio de 50% do valor depositado pela BRK Ambiental pela concessão do fornecimento de água e esgoto da região metropolitana de Maceió.
Como o julgamento da ação é em modo virtual, os ministros votaram até a meia-noite desta sexta para votar. Dos dez ministros da corte, todos proferiam seus votos negando o recurso impetrado pela Procuradoria Geral do Estado de Alagoas, que pediu a reconsideração do bloqueio dos recursos. Com isso, foi formada unanimidade para que os valores continuem retidos em conta judicial até o julgamento do mérito da questão.
Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Nunes Marques, Luis Roberto Barroso, Carmem Lucia, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, Gilmar Mendes e Luiz Fux votaram contrários ao recurso.
Com a decisão, cerca de 1 Bilhão de reais fica retido nas contas do governo estadual. Esse valor já foi repassado pela BRK para o governo do estado, mas o pagamento é questionado por uma ação impetrada pelo PSB, do prefeito maceioense JHC. Para ele, os municípios participantes da região metropolitana devem receber parte desses recursos. Sobre o mérito da questão, o ministro Fachin também já proferiu decisão favorável.
Segundo o governador, o bloqueio não impacta no andamento das obras que estão sendo executadas pelo estado. “Esse bloqueio não se refere ao uso do recurso. Se refere apenas a como será o ordenamento da divisão. De maneira que o estado está tranquilo, vai tocar todas as suas obras adiante”, disse durante visita a Arapiraca no dia 08 de novembro.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios
