Bastidores
STF nega recurso do governo estadual e confirma bloqueio de 1 bi de recursos da concessão da água
Julgamento virtual optou pela manutenção do bloqueio

Em julgamento virtual ocorrido durante esta sexta-feira (26), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão liminar proferida pelo ministro Edson Fachin, e manteve o bloqueio de 50% do valor depositado pela BRK Ambiental pela concessão do fornecimento de água e esgoto da região metropolitana de Maceió.
Como o julgamento da ação é em modo virtual, os ministros votaram até a meia-noite desta sexta para votar. Dos dez ministros da corte, todos proferiam seus votos negando o recurso impetrado pela Procuradoria Geral do Estado de Alagoas, que pediu a reconsideração do bloqueio dos recursos. Com isso, foi formada unanimidade para que os valores continuem retidos em conta judicial até o julgamento do mérito da questão.
Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Nunes Marques, Luis Roberto Barroso, Carmem Lucia, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, Gilmar Mendes e Luiz Fux votaram contrários ao recurso.
Com a decisão, cerca de 1 Bilhão de reais fica retido nas contas do governo estadual. Esse valor já foi repassado pela BRK para o governo do estado, mas o pagamento é questionado por uma ação impetrada pelo PSB, do prefeito maceioense JHC. Para ele, os municípios participantes da região metropolitana devem receber parte desses recursos. Sobre o mérito da questão, o ministro Fachin também já proferiu decisão favorável.
Segundo o governador, o bloqueio não impacta no andamento das obras que estão sendo executadas pelo estado. “Esse bloqueio não se refere ao uso do recurso. Se refere apenas a como será o ordenamento da divisão. De maneira que o estado está tranquilo, vai tocar todas as suas obras adiante”, disse durante visita a Arapiraca no dia 08 de novembro.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Parceria entre Governo de AL e ONU, projeto de busca ativa será realizado na região lagunar de Maceió
![[Vídeo] 1ª igreja Luciferiana do Brasil impressiona e viraliza na web](https://img.7segundos.com.br/RLtDDDWft_gT3hs2UW2kqLXYklM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/9cff23b483e565c32a40c46eebf4f6b2.avif)
[Vídeo] 1ª igreja Luciferiana do Brasil impressiona e viraliza na web

Justiça recusa direito de resposta de optometristas em podcast em Arapiraca: "Não pode prescrever lentes"

IMA alerta sobre a importância dos cassacos para o meio ambiente e o que fazer ao encontrá-los

Menino de 3 anos viraliza ao colocar prótese da avó na boca
