Bastidores
Outorga da água e esgoto vai gerar 9 bilhões em investimentos e 7 mil empregos nos municípios, diz Santoro
Secretário da Fazenda de AL falou com exclusividade ao Portal 7 Segundos
Após o leilão realizado na tarde desta segunda-feira (13), que arrecadou cerca de R$ 1,7 bilhão com a outorga dos serviços de água e esgoto de municípios do interior alagoano, o secretário executivo da fazenda de Alagoas, George Santoro, concedeu entrevista exclusiva ao Portal 7 Segundos – ainda na sede da B3, em São Paulo, onde o martelo foi batido.
Segundo ele, o governo do estado mostrou-se satisfeito com o resultado do processo. “Estamos muito felizes. O resultado muito bom, é um investimento em saneamento jamais visto em Alagoas, equivalente a cerca de 20% do PIB do estado. Com as correções efetuadas no edital, os blocos B e C , apesar de menores, foram negociados de forma até mais vantajosa que o bloco A”, afirmou.
Santoro disse ainda que a outorga garante cerca de R$ 9 bilhões em investimentos para os municípios na área de fornecimento de água e serviços de saneamento, considerando os investimentos obrigatórios das emrpesas vencedoras, mais os valores arrecadados com as outorgas. Serão criados ainda, segundo o secretário, de seis a sete mil empregos na área.
As empresas vencedoras do certame – as brasileiras Conasa Infraestrutura e Aviva Ambiental e as espanholas Cymi Saneamento e Allonda Ambiental – devem assinar o contrato em janeiro de 2022. A partir daí, entre fevereiro e agosto, ocorre a fase de transição com a integração dos processos entre a Casal e SAAEs e as empresas. A partir de setembro, o setor privado assume definitivamente.
Ainda segundo o secretário, os valores de outorga serão pagos diretamente pelas vencedoras do leilão aos 61 municípios participantes dos Blocos B e C, não havendo nenhum repasse ao governo do estado. 50% dos valores serão pagos no início da operação, em fevereiro, e a outra metade será repassada aos municípios quando da operação definitiva das concessionárias, em setembro.
O secretário esteve na B3 junto com o governador Renan Filho e o secretário de infraestrutura do estado, Maurício Quintella. Vários prefeitos dos municípios contemplados com a outorga também estiveram na capital paulista, a exemplo de Julio Cezar (Palmeira dos Índios), Jeane Moura (Senador Rui Palmeira), Hugo Wanderley (Cacimbinhas) e Rosiana Beltrão (Feliz Deserto).
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
