Bastidores
Para evitar extinção da Rede, Heloísa Helena pode ser candidata a federal pelo RJ
Marina Silva, outra fundadora do partido, pode se candidatar a deputada federal em SP
Se por um lado as eleições de 2022 poderão ter um novo super partido – a União Brasil, nascida da fusão entre Democratas e PSL, que pode contar com mais de 80 deputados, diretórios regionais estruturados nos 27 estados e muito recurso de fundo eleitoral e partidário;
Por outro, alguns partidos vivem situação dramática, e podem fechar as portas ainda antes das eleições de 2022. É o caso da Rede Sustentabilidade, da ex-senadora e ex-vereadora Heloísa Helena. Em nível nacional, a Rede sofreu mais um baque nesta semana, a desfiliação de um de seus três parlamentares – o senador Fabiano Contarato (ES) deixou o partido e embarcou na pré-candidatura de Lula no PT.
Com a revoada, restam apenas dois políticos com mandato nacional na Rede: Randolfe Rodrigues no senado – extremamente assediado por outras legendas de esquerda, como o PSB – e a deputada indígena Joenia Wapichana (RR).
A mini-reforma eleitoral deste ano, que acabou com as coligações, dificultou ainda mais a situação. Em Alagoas, com nove vagas em disputa para a câmara federal e um coeficiente de aproximadamente 160 mil votos, a legenda precisaria de 10 nomes na chapa (sendo três mulheres). Para efeito de comparação, nas eleições para vereador em 2020, o partido teve quatro nomes na disputa.
Heloísa Helena e Marina Silva, as últimas remanescentes dos (curtos) tempos áureos do partido, podem assumir tarefas operárias num último esforço para salvar a legenda. Heloísa tem proposta para ser candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro, enquanto Marina pode ser candidata em São Paulo ou no Distrito Federal. O objetivo é formar uma bancada que evite à Rede perder fundo partidário e tempo de TV.
Se resolver ficar em Alagoas, como em outras eleições, HH pode ficar mais uma vez sem mandato, e ver o partido que ajudou a fundar em 2015 se transformar num partido sem espaço nem voz na política.
Sobre o blog
Blog focado em política.