Bastidores
PL de Márcio Canaã pretende tornar Clube dos Fumicultores patrimônio histórico de Arapiraca
Clube está passando por processo de permuta de local
Um projeto de lei apresentado na Câmara de Vereadores de Arapiraca na última terça-feira (14) promete preservar a situação de um dos marcos históricos da cidade. O PL 77/2021, de autoria do vereador Márcio do Canaã (MDB) pretende converter o Clube dos Fumicultores, no centro do município, em patrimônio cultural e histórico, garantindo a sua preservação.
Em fase de tramitação nas comissões da Casa Herbene Melo, o PL visa preservar o patrimônio histórico e o acervo cultural presentes no local. Nos últimos anos, as instalações do clube vêm sofrendo uma forte degradação, por conta da impossibilidade da gestão do clube em manter o local. Um edital de permuta do espaço chegou a ser publicado há alguns meses, para que o espaço fosse transformado em um empreendimento privado, em troca de um outro local onde o clube pudesse funcionar. O edital ainda está em tramitação.
O vereador ressalta a importância da manutenção do aspecto cultural e histórico do prédio. “Eu acredito que se nós arapiraquenses não tomarmos uma iniciativa, e tentar zelar pela parte cultural, isso vai se perder. Estou com esse projeto, vou pedir a sensibilização dos companheiros vereadores para que o aprovem, porque acredito ser de extrema importância. Arapiraca nasceu da cultura do fumo e o clube não era para estar numa situação como essa”, afirmou.
Além de local de festas tradicionais da sociedade arapiraquense, o clube também era o principal local onde palestravam personalidades nacionais que passavam pela cidade, como o bispo da igreja católica Dom Helder Câmara, que ali discursou por duas oportunidades, em 1968 e 1969. Os grandes bailes de carnaval e os tradicionais concursos de beleza também eram realizados sempre no confortável salão de festas.
Além do entretenimento, o clube também foi ganhando importância histórica ao longo dos anos. Numa das paredes do local, foi pintado um grande painel mostrando a história da cultura do fumo, que se confunde com a própria história arapiraquense. A obra foi executada pelo artista plástico e ex-vereador do município Ismael Pereira, e somente a parede foi tombada pelo patrimônio municipal em 2019.
Agora, com o PL do vereador Márcio, a ideia é tombar todo o complexo que faz parte do clube, e com isso garantir a sua preservação no local original. O PL voltará a ser discutido na sessão ordinária desta terça-feira, 21.
Sobre o blog
Blog focado em política.