Bastidores

Bastidores

Bastidores

Fábio Costa surpreende e lidera pesquisa para o senado em Maceió

Vereador ganhou notoriedade a partir de atuação firme contra o crime

03/01/2022 18h06 - Atualizado em 03/01/2022 19h07
Fábio Costa surpreende e lidera pesquisa para o senado em Maceió

A pesquisa do Instituto Global 3, divulgada no último dia 31 pelo Portal 7 Segundos, trouxe os principais nomes que podem pintar na disputa de 2022 para o governo do estado e senado. A pesquisa, baseada no eleitorado de Maceió, colocou o delegado-vereador Fábio Costa (PSB) como um dos favoritos para ser senador por Alagoas, alcançando o primeiro lugar em todos os cenários pesquisados na avaliação estimulada - quando o eleitor recebe os nomes dos candidatos.

Segundo avaliação de analistas, Costa é o que se conhece na política como “outsider”, ou seja, uma pessoa que não faz parte do mundo político, e portanto não participa do que o eleitor avalia como negociatas pelo poder. “Diferente de todos os políticos ele é um nome fora da curva, ele cumpre com o que se propôs e vem nos orgulhando cada dia mais”, declara uma eleitora que acompanha o vereador desde sua atuação como delegado de polícia.

Em 2020, Fábio Costa foi a grande surpresa das eleições para vereador na capital alagoana, obtendo 12.038 votos. Sua atuação firme no combate à criminalidade e em ocorrências policiais de grande repercussão fizeram com que sua popularidade aumentasse durante o mandato, fazendo com que seu nome fosse lembrado na disputa para o senado. Na capital, Costa hoje é o grande nome a rivalizar contra o governador Renan Filho. 

No primeiro cenário pesquisado pela Global 3, o delegado aparece com 25,4% das intenções de voto em Maceió, deixando o governador Renan Filho (MDB – 18,7%) e o atual senador Fernando Collor (PROS – 13,3%) em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Em outro cenário pesquisado, sem a presença do governador Renan Filho na disputa, Costa mantém a dianteira e abre margem larga de pontos sobre o segundo colocado, que seria Fernando Collor (PROS) – 22,2% a 13,4%. Logo atrás vem o deputado estadual Davi Davino (PP) com 7,2%, o vice-prefeito Ronaldo Lessa (PDT) com 4,1%, a ex-senadora Heloisa Helena (REDE) com 2,8% e o ex-prefeito Rui Palmeira (PSD) com 2,3%.

O vereador avaliou seus números como positivos, e afirmou que continuará exercendo seu mandato de maneira propositiva. “Mesmo sem declarar ser candidato, não temos palavras para agradecer a confiança que os maceioenses têm por nós. O compromisso continua e estaremos sempre atendendo aos desejos de quem nos coloca lá. Precisamos fazer nosso papel de representante do povo e lutar por suas necessidades, continuaremos fazendo o nosso mandato com autonomia”, disse o delegado.

A Global 3 Soluções e Pesquisas entrevistou 1325 eleitores em Maceió durante os dias 28, 29 e 30 de dezembro. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,69%.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos