Bastidores
Propagandas políticas no rádio e na TV estão de volta em 2022
Inserções de 30 segundos irão ao ar nos horários nobres da TV e do rádio
Como mais uma prova inconteste de que a lei muda ao sabor das correntes no Brasil, velha propaganda política no rádio e na TV estão voltando em 2022. Não a propaganda eleitoral gratuita, que continuará sendo vinculada, mas aquelas antigas propagandas nos intervalos do horário nobre da TV e do rádio, que foram extintas com a reforma eleitoral de 2017.
A Lei prevê a transmissão das propagandas a serem realizadas entre as 19h30 e 22h30 da noite, com limite de tempo de 30 segundos a serem exibidos nos intervalos da programação das emissoras, em âmbito estadual ou nacional. A iniciativa e responsabilidade pelas peças publicitárias devem ser de cada partido, que precisam submeter as propagandas à aprovação da Justiça Eleitoral, até o limite máximo de dez inserções diárias.
Normalmente, os partidos dividem suas inserções no rádio e na TV entre os diretórios nacional e estaduais, 50% para cada um. Vale lembrar que a quantidade de inserções a que cada partido deverá ter direito será divulgada até março deste ano pelo TSE, mas vai obedecer ao mesmo modelo de distribuição do fundo eleitoral – partidos com maior base parlamentar na câmara dos deputados ganham mais inserções.
Vale lembrar que a contagem válida para distribuição das inserções e dos recursos do fundo eleitoral é a vigente antes da janela partidária deste ano, o que faz com que futuros partidos como o União Brasil (fusão entre DEM e PSL) e a federação partidária da esquerda (PT, PSB, PCdoB e PV) ainda se apresentem individualmente nas propagandas.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
