Bastidores
PSDB articula chapa de estadual com Davi Maia, evangélicos e vereadores
O deputado do DEM está de mudança para o ninho tucano na janela de março

Cada vez mais candidato ao governo, o senador Rodrigo Cunha (PSDB) conta com alguns aliados para trabalhar sua candidatura nos bastidores. Dentre estas funções, está a formação das chapas proporcionais da legenda, ambas de fundamental importância – além de garantir a governabilidade de um futuro mandato de governador, a chapa de federal pode manter viva a grande fonte de recursos dos partidos em nível nacional, os fundos partidário e eleitoral.
Tratada com muito cuidado e discrição, a chapa tucana de estaduais pretende eleger até cinco parlamentares à casa de Tavares Bastos. Para isso, conta com nomes fortes advindos de várias áreas, mas somente um deputado de mandato deve integrá-la – será Davi Maia, atualmente no DEM. Os dois parlamentares atuais da legenda, Cibele Moura e Dudu Ronalsa, estão com saída marcada para a UB de Marcelo Victor.
Aliás, cabe a Davi a posição de “capitão” do time – ele escala as posições, define quem vai de titular e quem pode ou não ser “contratado” para a equipe. Faz alguns vetos e indicações. Lá na frente, se cumprir a meta estabelecida junto a Rodrigo, será o líder da bancada a partir de 2023.
Na lista de nomes especulados na chapa, além do próprio Davi Maia, estão o vereador e ex-secretário de governo de Maceió Chico Sales, André Monteiro, Mesaque Padilha (vereador de Coruripe e líder evangélico), pastor Ildo Rafael, Lelo Maia (irmão do vereador maceioense Zé Márcio) e o vereador arapiraquense Sérgio do Sindicato. Na cota feminina, Teca Nelma, Maria Tavares e Marcela Vilela (prima do deputado Pedro Vilela).
Este é o retrato de momento. Há outros nomes de menor expressão, os sempre presentes “poca-urnas” e também os bons de voto, mas são guardados a sete chaves pela coordenação para “não destruir a chapa”, dizem articuladores tucanos.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda

Eduardo Bolsonaro descarta renunciar ao mandato na Câmara; licença termina neste domingo
