Bastidores

Bastidores

Bastidores

Câmara de Arapiraca convoca vereadores para eleição de nova mesa diretora

Eleição acontece nesta quinta na Casa Herbene Melo

12/01/2022 21h09 - Atualizado em 13/01/2022 08h08
Câmara de Arapiraca convoca vereadores para eleição de nova mesa diretora

Ainda sem aprovar o orçamento de 2022, a Câmara de Vereadores de Arapiraca convocou na noite desta quarta-feira (12) uma nova eleição para a mesa diretora da casa, que irá se realizar as 21h desta quinta-feira (13). O edital, assinado pelo presidente Thiago ML, convoca os vereadores para a Casa Herbene Melo com intuito de eleger a mesa para o biênio 2023-2024.

O processo eleitoral acontece durante o “recesso branco” dos parlamentares, já que pela lei, sem aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), o parlamento não pode encerrar oficialmente os trabalhos. A eleição ocorre ainda apenas três dias depois da trágica morte, aos quatro anos de idade, da filha de um dos vereadores da casa, Fábio Henrique (MDB).

Tradicionalmente, as escolhas das mesas diretoras da casa são feitas no início de cada biênio, mas esta regra tem mudado nos últimos processos eleitorais, por divergências entre os parlamentares e os prefeitos. Nos últimos dias de 2017, o vereador Leo Saturnino (MDB) chegou a ser eleito presidente da casa, mas a justiça cassou o processo eleitoral e em novo escrutínio, o então vereador Jario Barros venceu a disputa.

Já em agosto de 2021, um novo e tumultuado processo tentou novamente antecipar a eleição da mesa diretora, desta vez para o biênio 2023-2024. Em uma sessão com a presença de 11 dos 19 vereadores, realizada num sábado, o vereador Sérgio do Sindicato (PSDB) foi eleito, mas o presidente anterior, Thiago ML (PROS) anulou a sessão, e a matéria foi parar no departamento jurídico da câmara.

O aviso de publicação do edital pede ainda que a população se faça presente ao local, para acompanhar os trabalhos legislativos, e que a eleição se dará respeitando o regimento interno da casa.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos